Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) já deixou a sua marca nesta edição da Vuelta. O atual campeão venceu em Arinsal, Andorra, à frente de todos os outros favoritos. Também apanhou um bom susto depois da meta ao chocar contra uma jornalista e a sua cara ensanguentada denunciava uma grande confusão, que ele pode culpar pela falta de profissionalismo da organização.
Depois do céu cinzento de Barcelona, a Vuelta dirigiu-se para Andorra, o que provavelmente permitirá a muitos ciclistas dormir em casa. Numa etapa sem troços planos, com o Coll d'Ordino-Arinsal a terminar, Eduardo Sepúlveda (Lotto Dstny) foi o primeiro a separar-se, seguido de Pierre Latour (TotalÉnergies) e Amanuel Ghebreigzabhier (Lidl-Trek) e logo acompanhado por Jasha Sutterlin e Damiano Caruso (Bahrain-Victorious), Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe), Andrea Vendrame (AGR2 Citroën), Jon Barrenetxea (Caja Rural-Seguros RGA) e Rune Herregodts (Intermarché-Circus-Wanty), seguidos dos contra-atacantes José Manuel Díaz (Burgos-BH) e Mathis Le Berre (Arkéa-Samsic).
Bardet testa a concorrência
Com o vento a soprar por entre as barreiras na chegada, os ciclistas tinham uma vantagem de 2,30 minutos sobre o pelotão no sopé de Ordino (17,3 km a 4,5%). Enquanto Díaz é contrariado por Caruso, Kamna, Sepulveda, Barrenetxea e Ghebreigzabhier, algo se passa na frente do pelotão, quando os companheiros de equipa de Romain Bardet (DSM-Firmenich) começam a pedalar. No momento em que Caruso se afastava de Ghebreigzabhier e Barrenetxea e a diferença baixava para 2 minutos, Jay Vine (UAE-Team Emirates) separou-se do grupo dos favoritos. Mas a Jumbo-Visma não lhe deu um bilhete de saída. Por outro lado, tudo acabou para o camisola vermelha Andrea Piccolo (EF Education-Easy Post) ... Bardet, por sua vez, acelera para testar os apoios. Atento, Wilco Kelderman apanhou o homem de Brioude, sem, claro, fazer a ligação.
Sepúlveda toma a dianteira em Ordino, mas tem menos sucesso na descida, que está encharcada de chuva. No sopé do Arensal, Caruso e Kamna têm uma vantagem de apenas 1,30 minutos, enquanto os favoritos se olham nos olhos. Como é frequente, Kamna é o homem a ter em conta neste tipo de perfil de etapa. Pouco a pouco, distanciou-se de Caruso, mas o italiano manteve-se a alguns comprimentos de distância, voltando a aproximar-se do alemão.
Evenepoel, belo como o sol
Atrás deles, os rivais da Jumbo-Visma esperam que a equipa holandesa faça a sua jogada. Entretanto, a diferença estabilizava, aproximando-se dos 1,40 minutos a 5 quilómetros do fim. No final, foi a UAE-Team Emirates, através de Vin, que acelerou o ritmo, reduzindo a diferença para 30 segundos de uma só vez. Sob a faixa dos 3 quilómetros, Kamna desprendeu-se definitivamente de Caruso. O siciliano voltou a juntar-se ao pelotão no momento em que Juan Ayuso (UAE-Team Emirates) atacava. As abelhas da Jumbo-Visma atacaram o espanhol e Sepp Kuss, o tenente de Primoz Roglic e Jonas Vingegaard que vive em Andorra, contra-atacou, seguido pouco depois por Marc Soler. Kamna não se mexeu mais, enquanto Enric Mas, que já estava habituado ao Grand Tour desde que se retirou na etapa 1 da Volta a França, apareceu. Se Bardet saltou, Lenny Martinez (Groupama-FDJ), de apenas 20 anos, já em contacto e 3º da geral, não o fez.
Um sprint com vento de frente num pequeno grupo: mão cosida para Evenepoel, que se lançou a 200 metros, deixando cair Vingegaard e Roglic. O detentor do título cumpriu um duplo dever, com a etapa e a camisola vermelha na cara, depois de ter caído após a chegada, batendo em alguém e apanhando sol para terminar numa barreira.
João Almeida (UAE Team Emirates) chegou no nono lugar, a um segundo de Evenepoel e com o mesmo tempo de Juan Ayuso, com quem divide a liderança da equipa. Rúben Guerreiro foi 40.º, a 2,08 minutos, Nelson Oliveira chegou na 69.ª posição, já a 9,50 minutos.
No que toca à geral, João Almeida é o melhor do pelotão português. Está na 13.ª posição, a 42 segundos do líder Remco Evenepoel. O belga leva uma vantagem de cinco segundos em relação a Enric Mas e de 11 segundos sobre Lenny Martínez, que completam o pódio.