Ciclismo: Mathieu van der Poel arrasa toda a concorrência em Mol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ciclismo: Mathieu van der Poel arrasa toda a concorrência em Mol

Mathieu van der Poel venceu na sexta-feira pela segunda vez em outras tantas tentativas esta época.
Mathieu van der Poel venceu na sexta-feira pela segunda vez em outras tantas tentativas esta época.Profimedia
Ninguém chegou perto da superestrela Mathieu van der Poel no Zilvermeercross em Mol, Bélgica, na tarde de sexta-feira. Nem mesmo o arquirrival do neerlandês, Wout van Aert, conseguiu igualar o atual campeão do mundo, que venceu em estilo supremo.

Quando os dois gigantes absolutos do ciclocrosse se encontram, é muitas vezes uma espécie de combate de boxe em duas rodas, raramente com 12 voltas - normalmente não há assim tantas no ciclocrosse - mas quase sempre com muitos pequenos golpes e ganchos, por vezes com um uppercut que resulta num nocaute total.

Mathieu van der Poel e Wout van Aert estão numa classe à parte nesta disciplina intensa, e os dois dominam o desporto há praticamente uma década. Na tarde de sexta-feira, os dois gigantes encontraram-se pela primeira vez na atual temporada de ciclocross, com Mathieu van der Poel a vencer.

Fizeram-no no chamado Zilvermeercross, na cidade belga de Mol, a leste de Antuérpia, uma prova que oferece muita areia e que se desenrola na zona recreativa de Zilvermeer, com colinas, lagos e praias, e esta sexta-feira foi mais uma das já referidas eliminações.

Porque na terceira das 10 voltas, Mathieu van der Poel abriu um fosso quase assustador em muito pouco tempo, com o neerlandês a utilizar a sua enorme força num dos muitos pedaços de areia do percurso, com o qual o atual campeão do mundo, de 28 anos, baseou a sua vitória na sexta-feira.

Nem mesmo uma queda de corrente na quarta volta foi capaz de colocar a gravilha, ou a areia, à mistura para van der Poel, que com a vitória de sexta-feira atingiu o número máximo de 151 vitórias de nível de elite na sua carreira de ciclocrosse e venceu pela terceira vez no Zilvermeercross, que se realiza desde 2014.

Wout van Aert nunca chegou a aproximar-se de Mathieu van der Poel nas restantes voltas, mas o belga estava bastante confiante no seu segundo lugar, enquanto atrás dele havia uma luta pelo terceiro lugar, inicialmente entre a dupla da Alpecin-Deceuninck, Quinten Hermans e Niels Vandeputte.

A eles juntou-se rapidamente o piloto da Crelan-Corendon, Toon Vandebosch, que, apesar da sanduíche da Alpecin, pressionou bem os seus dois compatriotas belgas, mas no final Vandebosch não conseguiu acompanhar a dupla.

O terceiro lugar coube a Niels Vandeputte, que terminou quase um minuto atrás de Wout van Aert, ele próprio batido por 1 minuto e 16 segundos pelo seu arquirrival Mathieu van der Poel.

No entanto, já no sábado, van Aert terá a oportunidade de se vingar, quando a Taça do Mundo se realizar em Antuérpia. Várias das outras grandes estrelas do cross também estarão presentes. Tom Pidcock, Lars van der Haar, Eli Iserbyt, Michael Vanthourenhout, Laurens Sweeck e a grande surpresa desta época , Joris Nieuwenhuis, também estarão na linha de partida.

Top 10 em Zilvermeercross:

1. Mathieu van der Poel, 28 anos, Holanda

2. Wout van Aert, 29 anos, Bélgica

3. Niels Vandeputte, 23 anos, Bélgica

4. Quinten Hermans, 28 anos, Bélgica

5. Toon Vandebosch, 24 anos, Bélgica

6. Gianni Vermeersch, 31 anos, Bélgica

7. Anton Ferdinande, 23 anos, Bélgica

8. Sander De Vet, 23 anos, Bélgica

9. Jarno Bellens, 23 anos, Bélgica

10. Tom Meeusen, 35 anos, Bélgica