Ciclista Iúri Leitão vence madison e corrida por pontos no Troféu Artur Lopes

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ciclista Iúri Leitão vence madison e corrida por pontos no Troféu Artur Lopes
Iúri Leitão foi ouro nas duas provas em que participou
Iúri Leitão foi ouro nas duas provas em que participouFederação Portuguesa de Ciclismo
Os ciclistas da seleção de Portugal começaram este sábado o Troféu Internacional Artur Lopes a vencer as provas de madison, corrida por pontos e scratch em elites, em Sangalhos, Anadia, com brilho especial na pista para Iúri Leitão.

O vianense foi ouro nas duas provas em que participou, começando pela corrida por pontos, na qual foi o único a dobrar o pelotão três vezes ao longo das 120 voltas (30 quilómetros), impondo-se com 80 pontos, seguido por Ivo Oliveira, com 62, e do mexicano Fernando Nava, com 49.

Na disciplina olímpica de madison, Iúri Leitão formou a equipa vencedora com João Matias, numa prova em que nenhuma dupla conseguiu dobrar o pelotão: os lusos pontuaram em oito dos 12 sprints, somando 39 pontos, mais 14 do que os dinamarqueses Robin Skivild e Conrad Haugsted, com 25, num pódio que contou ainda com os mexicanos Ricardo Pena e Fernando Nava, com 17 pontos.

Nas elites femininas, Daniela Campos foi a mais forte na corrida por pontos, com 71, mais cinco do que a canadiana Lili Plante, com 66, e que também dobrou o pelotão três vezes, enquanto a mexicana Maria Gaxiola garantiu 50.

Maria Martins assegurou o triunfo no scratch, no qual o pelotão se dividiu em dois grandes grupos, o primeiro dos quais com oito, incluindo Daniela Campos, que seria oitava: as espanholas Eukene Larrarte e Laura Rodríguez completaram o pódio.

Na velocidade individual masculina destacou-se o polaco Mateusz Rudyk, que, na prova decisiva, superou o italiano Stefano Moro, enquanto o espanhol José Moreno foi terceiro.

No domingo, disputam-se as competições de omnium e keirin na categoria de elites.