Num estudo em que foram analisados os jogadores de cada uma das 32 seleções presentes no Campeonato do Mundo, no Catar, o CIES ordenou as equipas através da pontuação e do impacto de cada um dos atletas, por aquilo que é denominado de Impact Score (IS).
Segundo o CIES, esse cálculo foi feito "pela média do nível desportivo dos jogos em que os atletas participaram durante os últimos 365 dias, os minutos oficiais jogados durante o mesmo período de tempo e a prestação em campo, comparada com os colegas de equipas e adversários, assim como em relação aos jogadores com o mesmo perfil técnico", pode ler-se na descrição do estudo publicado esta segunda-feira.
Tendo em conta essa média global de todos os 26 jogadores de cada seleção, o Brasil surge em primeiro lugar, com Espanha e França a fecharem o pódio.
Portugal surge na quinta posição, logo atrás de Inglaterra. Em sentido oposto, Costa Rica e o país anfitrião, Catar, aparecem nas últimaas posições.
Se em vez dos 26 jogadores convocados o cálculo for feito apenas contabilizando os dez melhores jogadores de campo, independentemente da sua posição, mais o melhor guarda-redes, o Brasil continua a surgir no primeiro lugar mas com a França a ultrapassar Espanha. Já Portugal cai para o sexto lugar, ultrapassado no ranking pela Alemanha.
