Claques de V. Guimarães e SC Braga anunciam protesto no dérbi do Minho

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Claques de V. Guimarães e SC Braga anunciam protesto no dérbi do Minho
V. Guimarães e SC Braga jogam dérbi às 21:15, para a 22.ª jornada
V. Guimarães e SC Braga jogam dérbi às 21:15, para a 22.ª jornadaLUSA
As claques organizadas de Vitória de Guimarães e SC Braga anunciaram esta segunda-feira, em comunicado conjunto, que vão levar a cabo uma ação de protesto no dérbi esta noite, marcado para as 21:15, em jogo da 22.ª jornada do campeonato.

No comunicado divulgado esta segunda-feira, horas antes do arranque do dérbi no Estádio D. Afonso Henriques, as duas claques anunciam um protesto silencioso, entre o minuto 25 e o minuto 28 da partida, motivado pela "alteração à famigerada Lei n.º 39/2209".

"Todos os grupos de apoio de ambos os clubes, apesar da enorme rivalidade que os separa, organizaram uma ação interventiva que se irá materializar em três minutos de silêncio, desde o minuto 25 ao 28. Este será um ato simbólico onde, para além de provar a importância dos grupos Ultra no ambiente dos estádios e na luta contra a elitização do desporto, servirá de expressão à indignação comum a todos os adeptos de futebol que frequentam as bancadas", começam por anunciar as claques de V. Guimarães e SC Braga.

"Vivemos num Estado dentro de um Estado, onde a figura do adepto é desprestigiada e marginalizada reiteradamente. Nos estádios impera a repressão, a censura e a discriminação. Para o cidadão-adepto ter acesso aos direitos mais básicos precisa de estar registado numa entidade do Estado altamente segregadora e persecutória", acrescenta o comunicado.

"Não é nossa intenção entrar no campo da crítica política, todavia a alienação e a perversidade dos atores políticos com responsabilidade legislativa no contexto desportivo tem de ser devidamente denunciada. O custo da sua irresponsabilidade é uma fatura que os adeptos não querem pagar, pois da liberdade não abdicam", concluem.

O comunicado conjunto das claques
O comunicado conjunto das claquesTwitter