Mais

Fórmula 1: Loic Serra, a Mercedes, pode estar a caminho da Ferrari

Loic Serra, o 'top guy' de Vasseur que vai reforçar o departamento técnico da Ferrari
Loic Serra, o 'top guy' de Vasseur que vai reforçar o departamento técnico da FerrariProfimedia
O francês, atualmente na Mercedes, poderá chegar em 2025 e será responsável por dar à Ferrari uma velocidade extra em termos de pneus e suspensão.

É tempo de mudanças para a Ferrari, cuja atual temporada não é certamente uma das melhores em termos de desempenho. Esta sexta-feira começaram a circular rumores sobre a contratação de um "homem de topo", como disse o Diretor de Equipa Frederic Vasseur.

O nome que responde a este adjetivo, de acordo a Formula1a.uno, é o de Loic Serra, atual Diretor de Performance da Mercedes.

Especialista em suspensões e pneus, Serra já teria sido preterido para reforçar o departamento mecânico da Rossa. Tudo isto após o fim da relação entre a equipa de Maranello e Laurent Mekkies, que terminará a sua colaboração com a Ferrari a 31 de julho. Para o seu lugar, Vasseur queria inicialmente Pierre Wache, da Red Bull, mas este recusou, prolongando o seu contrato com a equipa campeã do mundo.

Depois de ter pedido conselhos a Toto Wolff, que foi padrinho de casamento de Vasseur, o chefe de equipa da Ferrari decidiu apostar em  Loic Serra, de 51 anos, muito experiente no domínio dos pneus, que parece ser atualmente um dos pontos fracos da Rossa.

Recrutado na Michelin em 1996, depois de terminar a universidade, Serra mudou-se para a Fórmula 1 em 2006, quando foi contratado pela BMW-Sauber. Depois, o grande salto para a Mercedes em 2010, equipa na qual cumpriu um longo cursus honorum até se tornar Diretor de Performance.

No entanto, como é o caso dos melhores engenheiros e técnicos, terá de cumprir um período de afastamento de pelo menos um ano e meio, o que significa que antes de janeiro de 2025 não poderá exercer a sua nova função na Ferrari.