Mais

McLaren avisa Norris e Piastri: "Não deve haver contacto entre os dois"

Oscar Piastri (esquerda) e Lando Norris (direita)
Oscar Piastri (esquerda) e Lando Norris (direita)Profimedia
O chefe da equipa britânica, Andrea Stella, avisou os pilotos que os incidentes entre os dois carros não fazem parte da forma de atuar da McLaren.

Durante a 24.ª volta do Grande Prémio de Itália, os carros de Lando Norris e Oscar Piastri tiveram um toque inconsequente, que a FIA considerou como um incidente de corrida. No entanto, os dois pilotos receberam uma advertência por parte da própria equipa.

O chefe de equipa Andrea Stella, foi claro ao vincar que este tipo de incidentes não se deve repetir no futuro:

"Não deve haver contacto entre os dois McLarens. É tudo o que há a fazer. Não se enquadra na forma como fazemos as corridas. Analisamos cada teste minuciosamente e não falamos apenas sobre a tecnologia. Também se trata de estratégia e comportamento do piloto na pista, e temos opiniões claras sobre o que é aceitável e o que não é", destacou.

Apelou também para que coloquem os interesses da McLaren acima dos seus próprios: "Vemos isso sem nenhuma paixão. Eles precisam de perceber que a equipa é mais importante do que um piloto. Acho que foi um pequeno erro de cálculo da parte do Oscar. Mas uma coisa destas não pode voltar a acontecer", acrescentou.

Grande Prémio acidentado

Piastri não teve problemas só com o companheiro de equipa. Também teve um pequeno choque com Lewis Hamilton, embora a culpa tenha sido do britânico, que acabou com uma penalização de cinco segundos: "Não foi intencional. Eu estava ao lado dele e não avaliei bem o espaço que tinha à direita e bati-lhe. Pedi desculpa porque o erro foi meu. Queria certificar-me de que ele sabia que não tinha sido intencional. É isso que os cavalheiros fazem, certo?", disse o sete vezes campeão.

Quanto à colisão com Norris, o piloto australiano avaliou-a como um erro de cálculo: "Pensei que a distância entre nós os dois era suficientemente grande. A minha travagem foi no último momento. É claro que nunca queremos colidir com o nosso companheiro de equipa. O importante é que não aconteceu nada", explicou.