A correr em casa, Max Verstappen vai partir da pole position e é o claro favorito a vencer em Zandvoort pelo terceiro ano consecutivo. Se o fizer, iguala o recorde de 2013 de Vettel com a Red Bull, e pode ainda fazer melhor em Monza, em Itália, dentro de uma semana.
Após a qualificação de sábado, o líder do campeonato disse aos jornalistas que o quatro vezes campeão do mundo Sebastian Vettel lhe tinha enviado uma mensagem de encorajamento.
"Acho que depois de cinco vitórias consecutivas ou algo parecido, o Seb mandou-me uma mensagem a dizer 'muito bem o que estás a fazer neste momento, continua assim' e algo do género 'vais conseguir'", revelou.
"Mas eu pensei: 'são nove vitórias seguidas, é algo muito impressionante' e nunca pensei que poderia estar já com oito. Quer dizer, se for possível amanhã (domingo), claro que vou tentar, mas não é algo que esteja sempre na minha cabeça, do género 'tenho de fazer isto, tenho de fazer isto'. Não estou neste desporto para tentar bater recordes. Estou aqui apenas para ganhar no momento", referiu o neerlandês.
Zandvoort não é a melhor pista para ultrapassar e Verstappen acabou a qualificação com mais de meio segundo de diferença para Lando Norris, da McLaren.
A McLaren tem melhorado no que toca a velocidade, mas a Red Bull venceu as últimas 13 corridas, e 21 das últimas 22, além de parecer mais rápida aos domingos do que aos sábados.
"Max foi novamente demasiado rápido para nós hoje, mas eu dei uma boa luta. Acho que na corrida, neste momento, não temos qualquer hipótese, a menos que alguém tenha azar ou ele tenha azar e aconteça alguma coisa. Temos um piloto muito bom num bom carro e ele está a fazer o trabalho que tem de fazer. Por isso, o respeito por ele é total", disse Norris, que ainda não venceu uma corrida na Fórmula 1.
O britânico, no entanto, salientou que há sempre hipótese de Max cometer um erro.
"Acontece com toda a gente e ainda pode acontecer com ele. Portanto, há um tempo e um lugar e ainda estamos à espera, todos estão à espera que aconteça, mas não hoje (sábado)", finalizou.