Mais

Croácia x Marrocos: dia M, de Modric e de... Marrocos?

Apenas um jogo de atribuição do terceiro lugar foi a prolongamento
Apenas um jogo de atribuição do terceiro lugar foi a prolongamentoOpta by Stats Perform
Das 206 nações iniciais que entraram na qualificação para o Catar 2022, as duas primeiras nações do Grupo F, Croácia e Marrocos, irão lutar para determinar o terceiro e quarto classificados do Mundial. Ambas as equipas têm de ultrapassar o mau momento emocional de perderem a oportunidade de disputar a final para ganharem algo tangível, que neste caso será uma medalha de bronze e um prémio adicional de cerca de 2 milhões de euros para o vencedor.

O percurso da Croácia até às meias-finais foi impressionante, mas não sem os seus percalços encontrados no caminho. O primeiro foi um empate sem golos contra, nada mais nada menos, que Marrocos no primeiro jogo do torneio e os empates foram geralmente o resultado típico do Campeonato do Mundo, com disputas de penáltis necessárias em ambas as vitórias na fase a eliminar. No entanto, com as equipas europeias a ficarem com o terceiro lugar em cada Campeonato do Mundo depois de 1978, a Croácia pode estar confiante na vitória naquela que será provavelmente a última participação em jogos de Campeonato do Mundo para o vencedor de 2018 da Bola de Ouro, Luka Modric, provavelmente o maior jogador croata de todos os tempos.

Acompanhe o relato áudio no site e/ou aplicação
Acompanhe o relato áudio no site e/ou aplicaçãoFlashscore

Aconteça o que acontecer, Marrocos fez história neste torneio ao tornar-se a primeira seleção africana a terminar nos quatro primeiros classificados. A ameaça da Croácia talvez não afete os homens de Walid Regragui depois de terem registado uma vitória nos penáltis sobre a Espanha, que precedeu uma difícil vitória por 1-0 sobre Portugal nos quartos de final, provando que podem jogar com equipas europeias de elite.

Marrocos resistiu contra a França durante grande parte do jogo, embora tenham acabado por perder por falta de capacidade e de aptidão física. Regragui chamou inicialmente os principais defesas Romain Saiss e Nayef Aguerd ao onze inicial, embora ambos tenham desempenhado pouco ou nenhum papel na partida devido a lesões, e Regragui teve de alterar a tática precocemente, já que tinha a equipa a "a 60% ou 70%" de condição física, o que é talvez um motivo de preocupação antes deste jogo.

Jogadores a observar: Ivan Perisic foi titular em todos os jogos da Croácia durante o Campeonato do Mundo e é o maior destaque, tendo participado em metade dos golos croatas (G1, A2). A tentar ultrapassá-lo estará o talentoso avançado marroquino Youssef En-Nesyri, de 25 anos, que ainda tem muito para dar e espera causar outro grande impacto no torneio, após os dois golos que deram vitórias aos marroquinos.

Estatística: Dez dos últimos 11 jogos de atribuição do terceiro lugar do Campeonato do Mundo produziram mais de 2,5 golos no total, enquanto oito jogos durante essa sequência também tiveram ambas as equipas a marcar.

Curiosidades do Mundial: Apenas um jogo de terceiro e quarto lugar na história do Campeonato do Mundo foi a prolongamento, quando a França derrotou a Bélgica com dois golos no prolongamento, numa vitória por 4-2, em 1986.