De cadeirão com os olhos a norte: Benfica bate Vitória de Guimarães (5-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
De cadeirão com os olhos a norte: Benfica bate Vitória de Guimarães (5-1)
Atualizado
Estádio da Luz vai ser o palco da partida
Estádio da Luz vai ser o palco da partida
Opta by Stats Perform, SL Benfica
Uma primeira parte demolidora permitiu aos encarnados manter uma segunda volta imaculada até ao momento (sete vitórias em sete jogos) e pressionar FC Porto e SC Braga que se vão defrontar na cidade minhota. Vimaranenses voltam a tombar e o Arouca aproxima-se do quinto lugar.

Estreias e regressos

Em relação ao onze que venceu o Marítimo, Roger Schmidt foi forçado a fazer uma alteração. A cumprir uma suspensão, Aursnes saiu do onze para o regresso de Rafa Silva, que não viajou para a Madeira por doença. David Neres conservou assim o lugar na equipa titular do Benfica.

Quanto a Moreno Teixeira promoveu uma estreia num conjunto com várias alterações em relação à derrota com o Arouca. Celton Biai estreou-se ao serviço do Vitória de Guimarães na Liga, com Safira a dar o lugar a Nélson da Luz, na frente de ataque. A ausência de Ibrahima Bamba, por lesão, levou o técnico vimaranense a desfazer, na teoria, os três centrais, com a entrada do médio André André, mas na prática, Dani Silva acabou por recuar em momento defensivo.

As escolhas dos dois treinadores
Flashscore

Eficácia máxima

A partida começou com um ritmo morno. Duas das melhores equipas nesta segunda volta, Vitória de Guimarães e Benfica estudaram-se nos minutos iniciais, sem querer acelerar o ritmo e, sobretudo, sem visar as balizas.

O primeiro remate trouxe o primeiro golo. Aos 13 minutos, David Neres, na esquerda, cruzou de pé direito, Rafa Silva tocou ao primeiro poste e Gonçalo Ramos surgiu na área a cabecear para o fundo das redes de Celton Biai e abrir o marcador na Luz.

O melhor marcador sou eu

O tento de Gonçalo Ramos, o 16.º na Liga, colocou-o no topo dos artilheiros do campeonato, mas não por muito tempo. Aproveitando algum balanceamento ofensivo do Vitória de Guimarães, o Benfica conseguiu chegar ao segundo golo ainda antes do relógio atingir a meia-hora de jogo.

A forma como o Benfica se dispôs em campo
Opta by Stats Perform

Uma saída simples para o ataque, com Gonçalo Ramos a isolar Rafa de cabeça, mas quando estava na cara de Celton Biai, o agora ex-internacional português foi derrubado por André Amaro. André Narciso não teve muitas dúvidas, o VAR sancionou a decisão e João Mário foi chamado a converter o penálti, com Celton Biai a adivinhar o lado, mas a não conseguir para o remate.

Estava tudo empatado, de novo, no topo dos melhores marcadores da Liga, até aos 36 minutos. Uma saída rápida para o ataque iniciada e concluída por João Mário – com David Neres a empregar magia e Gonçalo Ramos a assistir – dilatou a vantagem do Benfica na partida e colocou o médio de 30 anos no topo da lista dos melhores marcadores, com 17.

O intervalo foi bem acolhido por um Vitória de Guimarães que parecia atordoado com a velocidade do quarteto ofensivo do Benfica e que até podia ter ido para o resultado com um resultado mais pesado, não fosse o poste a negar o cabeceamento de Otamendi e Celton Biai a segurar outro de António Silva, naquela que foi a única defesa do jovem vimaranense na primeira parte.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Reação e tropeção

A etapa complementar pareceu trazer um Vitória de Guimarães mais afoito. André Silva deu o primeiro sinal de perigo ao obrigar Vlachodimos a uma defesa atenta. Na resposta, Gonçalo Ramos ficou perto de bisar de cabeça. Vibravam as bancadas do Estádio da Luz na esperança de mais 45 minutos entusiasmantes.

A emoção ficou-se por aqui. Satisfeito com a vantagem, o Benfica foi gerindo a vantagem perante um Vitória de Guimarães que sentia dificuldades em acercar-se da baliza contrária e que ia perdendo esperança com o avançar do relógio.

O golpe fatal foi o autogolo de Dani Silva, aos 69 minutos. Florentino Luís recuperou a bola, João Mário arrancou pela direita e numa tentativa de corte, o médio português, acabado de renovar contrato, viu a bola embater em si e encaminhar-se para o fundo das redes.

O último suspiro

Numa altura em que Benfica já entrava em modo de gestão (Petar Musa, João Neves e Morato renderam Gonçalo Ramos, Florentino e Nico Otamendi), o Vitória de Guimarães foi ganhando controlo da posse de bola e chegou mesmo ao golo. Uma incursão de Safira pela esquerda, com André Silva (79 minutos) a finalizar na pequena área. Três jogos depois, as águias voltaram a sofrer golos no campeonato.

E quando as bancadas do Estádio da Luz pareciam já adormecidas e prontas para o apito final, eis que mais um momento de festa. David Neres cruzou da direita, Petar Musa apareceu ao segundo poste para cruzar e António Silva (89 minutos) emendou de cabeça na pequena área para fazer o quinto.

Até final, nota para a estreia de Ndour debaixo de um coro de aplausos.

Os números da partida
Opta by Stats Perform

Feitas as contas, o Benfica segue isolado no primeiro lugar com 68 pontos e coloca pressão em FC Porto (57 pontos) e SC Braga (55) que se defrontam este domingo. O Vitória de Guimarães somou a segunda derrota consecutiva e está no quinto lugar com 40 pontos, mais dois que o Arouca.

Os cinco primeiros classificados da Liga
Flashscore

Homem do jogo Flashscore: João Mário (Benfica)

Os números de João Mário
Opta by Stats Perform