Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

De Jurásek a Marcos Leonardo: Rui Costa explicou mercado do Benfica um por um

Rui Costa falou sobre o mercado de transferências
Rui Costa falou sobre o mercado de transferênciasSL Benfica
O presidente do Benfica explicou, em declarações à BTV, ao pormenor todas as compras e vendas do Benfica no mercado de inverno.

Balanço do mercado: "Direi que a intenção é sempre melhorar o plantel e ajustar o que pode ser ajustado, acreditamos que fizemos um bom trabalho que acrescentámos jogadores que podem melhorar a equipa. Esperemos que seja proveitoso para o resto da época".

João Victor: "Foi contratado o ano passado, numa altura em que tínhamos como centrais Otamendi, Vertonghen e Morato e precisávamos de um quarto central. Encontrámos no João Victor. O António Silva acabou por ser a grande surpresa. O João Victor chegou lesionado e acabou por perder espaço. Foi emprestado, mas face aos poucos minutos, ambas as partes acreditaram que era o melhor. Era a melhor solução para ambas as partes. Foi um jogador que não teve os minutos que se esperava".

João Victor regressou ao Brasil
João Victor regressou ao BrasilVasco

Jurásek: "O Jurásek tinha grande expectativa, até pelos números, e não me custa admitir que não teve o impacto que esperávamos, numa posição que não era nada fácil pelo impacto que Grimaldo tinha tido. Para anular alguma dúvida, não há nenhuma aquisição do Benfica que não tenha um entendimento do presidente e do treinador. Infelizmente para nós, Jurásek não teve o impacto que se esperava. Tendo em conta o quão custoso que foi, entendemos que fazer sair, ainda com a esperança que se reencontre, neste caso em concreto seria essencial valorizar este ativo. Tivemos de combater com muitos clubes, esses mesmos clubes mostraram interesse em tê-lo na sua equipa neste mercado. E acabou por acontecer isso. No final da época avalia-se a situação de novo".

Jurásek foi emprestado pelo Benfica ao Hoffenheim
Jurásek foi emprestado pelo Benfica ao HoffenheimHoffenheim

Chiquinho"Chiquinho foi um elemento extraordinário, importante no plantel, com destaque no ano passado, quando saiu Enzo e acabou por ser um dos titulares da equipa que nos levou ao título. Acabava contrato este ano, um ano em que com João Neves e a contratação de Kökçü não estava a ter os minutos que desejava. Surgiu esta solução para ele e para nós acabou por ser não exageradamente vantajosa mas melhor do que se saísse livre. Considerámos ambas as as partes. Este ano ano não teve os minutos que o próprio até esperava. Mantém-se na Europa e por tudo o que deu ao clube, pelo comportamento que sempre teve, não merecia que lhe cortássemos esta oportunidade. Se entendêssemos que era extremamente importante ficar, ia ficar mas entendemos que esta solução era o melhor".

Chiquinho saiu para o Olympiacos
Chiquinho saiu para o OlympiacosOlympiacos

Gonçalo Guedes: "Não era nosso jogador, era do Wolverhampton. Entretanto, como todos sabem, foi fustigado com estas lesões todas que o condicionou no início da temporada a ganhar o seu espaço. Era outro jogador que tinha pouco minutos e ainda para mais não sendo nosso. Teve esta oportunidade de ir para Espanha de novo, trabalhar com um treinador que já conhecia do Valencia, e havia muita vontade do jogador. A vinda do Rollheiser preenche essa vaga. Também não merecia que impedíssemos continuar o seu percurso porque não estava a ter a importância que se esperava no início da época. Não posso esquecer de dizer que será sempre um de nós. O comportamento que sempre mostrou e pelo grande empenho pela causa… Se dúvidas houvesse, viu-se no ano passado em Alvalade. Ainda hoje, ninguém percebe, nem eu nem médicos, como é que ele aguentou os últimos 15 minutos as jogar naquelas condições e ainda foi influente no final. Ficamos este ano com a expectativa. Perdeu aquele tempo inicial da época ainda a recuperar da lesão e perdeu espaço na equipa e não fazia sentido não aceitar esta mudança dele para Espanha. É um jogador que precisa de minutos. Se não encontrar num sitio, precisas de outro lugar. Todos os jogadores que falamos, pese embora não tivessem dentro de campo a importância que se esperava, não deixaram de ser impor no plantel e seremos sempre gratos".

Gonçalo Guedes terminou empréstimo e foi para o Villarreal
Gonçalo Guedes terminou empréstimo e foi para o VillarrealVillarreal

Musa: "O Petar (Musa) é uma questão diferente dos outros três casos (Jurásek, Chiquinho e Gonçalo Guedes). Teve mais minutos do que os outros, mas ainda assim com a recuperação de Arthur Cabral, a vinda de Marcos Leonardo e a aposta em Tengstedt, fazia pouco sentido continuarmos com 4 avançados ainda para mais tendo um modelo em que jogamos muitas vezes só com 1. Isso faria com que um deles teria poucos minutos ao longo da época, pelo que aparecendo uma proposta, como apareceu, pelo jogador nós achámos oportuno. Sabendo que nos deu muito no ano passado e até neste, já que muitas vezes foi influente a sair do banco. Fazia pouco sentido termos 4 avançados para jogar só 1. Era preciso criar sempre um equilíbrio e trata-se de uma proposta que pode chegar aos 12 M€. Ora, correndo o risco de chegarmos ao fim da época jogando poucos minutos e não haver uma proposta assim. Se não tivesse aparecido esta proposta do FC Dallas talvez a decisão tivesse sido diferente".

Musa rumou à MLS
Musa rumou à MLSFC Dallas

Lucas Veríssimo: O Lucas foi uma pena, quer pelo jogador quer pelo homem extraordinário que ele é. Na altura em que era titular indiscutível do Benfica e até da seleção do Brasil, teve aquele azar com o Sp. Braga, uma lesão gravíssima que o fez perder 1 ano. Entretanto, apareceu o António (Silva), apareceu o Morato, manteve-se o Otamendi… Teve um comportamento exemplar mesmo não jogando, sendo um dos pilares dentro do balneário para a conquista do título. Este ano foi emprestado para o Brasil, chegando ao mercado de inverno houve a solução de continuar no Corinthians ou ir para o Catar por uma verba boa, sendo decidido que era melhor para todos".

Lucas Veríssimo também deixou o Benfica em definitivo
Lucas Veríssimo também deixou o Benfica em definitivoAl-Duhail

Gabriel: "Não estava no plantel, não esteve e não iria estar. Vinha de dois empréstimos, e a ano e meio de acabar contrato procurámos soluções no mercado e acabámos por rescindir. Libertando o jogador e não tendo mais encargos. Se fosse emprestado para a Europa seria por 6 meses, ou seja, teria depois mais um ano. Se fosse emprestado para o Brasil seria por um ano e ainda teria 6 meses. Uma vez que não seria possível ter lucro a opção foi não termos mais encargos com o jogador".

Gabriel Pires deixou os encarnados em definitivo
Gabriel Pires deixou os encarnados em definitivoFluminense

Aursnes na lateral direita: " Já disse isto mais do que uma vez, avaliamos muito mais se ele está na posição certa ou não do que se ele está a jogar bem ou não. A posição dele é médio esquerdo? Ele nunca foi contratado para essa posição. Foi contratado para médio-centro. E foi a que menos jogou. Temos sorte de termos um jogador como o Fredik. Direi que foi o melhor lateral-direito em Portugal durante o ano. Mais do que discutir se está ou não correto naquela posição, é se ele tem ou não rendimento. Pensámos na posição no sentido de termos mais uma opção, isto quando o Bah estava lesionado. Quando percebemos que estava a caminho da sua recuperação total, entendemos que tínhamos maior exigência noutras posições do que naquela. Olha-se para o Fredik como um joker, é um joker neste plantel. Neste momento, sentimos que com o regresso do Bah que não tínhamos necessidade de um lateral. Estamos salvaguardíssimos nesta posição. Não temos problemas se ele jogar a lateral. Consideramos que temos um plantel forte, equilibrado e capaz de lutar por todos os objetivos que temos pela frente. Sendo que o campeonato será sempre o nosso grande objetivo, mas como sabem, nós não podemos inscrever mais do que três jogadores para a Europa. Prestianni fica de fora, qualquer outro que viesse a seguir também iria ficar de fora. Quisemos trazer sangue fresco para a equipa e uma alegria diferente. Entendemos que no final das contas, aquilo que nós fizemos para dar este tal sangue novo foi suficiente e não preciso mais nenhuma aquisição para aquela posição".

Marcos Leonardo: "Diremos que tínhamos quatro jovens refereciados há bastante tempo. Prestianni foi o último a assinar, mas o que foi feito mais cedo. Cheguei a afirmar que no verão estava tudo feito, mas por causa da idade não podia vir. Tivemos de esperar por 31 de janeiro para que fizesse 18 anos e assinasse. Mas era um alvo identificado há bastante tempo. Marcos Leonardo era porque estávamos carenciados de golos, entendemos ir buscar mais um avançado. Muita gente pode pensar que devíamos ir buscar alguém com experiência e dinamismo, mas importa referir que não há qualquer clube que me venda um avançado com 20 golos em janeiro. Dentro da nossa política, encontrámos um jovem que se já distinguia, que pudesse acrescentar no imediato, olhando para o futuro. Só foi possivel porque o Santos desceu de divisão, caso contrário teríamos dificuldades em trazê-lo, e também graças às relações com o Santos e credibilidade com os clubes com que trabalhamos. Ainda por cima não custa dinheiro vivo agora, são contratações pagas a partir da próxima época. Levava perto de 50 golos já com 20 anos, dá-nos garantia para o presente e futuro. Tem mostrado o porquê da nossa vontade em trazê-lo já".

Marcos Leonardo foi a contratação mais cara do Benfica no inverno
Marcos Leonardo foi a contratação mais cara do Benfica no invernoSL Benfica

Álvaro Carreras: "Álvaro Carreras foi porque Jurásek não teve impacto que esperávamos. Jurásek não teve o impacto que esperávamos, Bernat infelizmente praticamente não esteve ao serviço do Benfica devido às lesões, chegando a este momento era necessário reforçar a lateral-esquerdo. Álvaro Carreras é um jovem de 20 anos, com bom andamento nas pernas, titular nos sub-20 de Espanha, escola do Real Madrid, estava identificado".

Álvaro Carreras estreou-se a titular pelo Benfica
Álvaro Carreras estreou-se a titular pelo BenficaLUSA

Prestianni: "O último a assinar, mas o que foi feito mais cedo, praticamente feito no mercado de verão, mas pela idade dele não poderia vir, só em janeiro, quando fez 18 anos".

Prestianni foi apresentado a 31 de janeiro
Prestianni foi apresentado a 31 de janeiroSL Benfica

Rollheiser: "Também já estava praticamente feito para o início da próxima época mas com a movimentação de Guedes e houve a possibilidade de trazê-lo (Rollheiser) nas mesmas condições de Marcos Leonardo. Acabámos por antecipar porque acreditamos que pode ser um elemento ainda importante nesta época. Se não, não faria sentido nenhum. Acima de tudo, antecipámos uma adaptação a uma realidade diferente. Pode ajudar a equipa no presente e ir-se adaptando e fazer o processo natural. Vai ser uma grande mais valia".

Benjamín Rollheiser veio da Argentina
Benjamín Rollheiser veio da ArgentinaSL Benfica

Rafa e Di María: "Estão a acabar contrato. Os dois abdicaram de muito dinheiro para continuarem no Benfica. Di María estava livre e abdicou de contratos milionários; Rafa teve no início da época enormes propostas para sair e na conversa que tivemos em Inglaterra houve um compromisso em que Rafa rejeitou propostas enormes e o Benfica prescindiu de valores arriscando que ele saia a custo zero no final da época. O compromisso de Rafa tem sido exemplar, está a fazer uma grande época. Posso garantir que eles são dos mais influentes no balneário, vamos ver o que isto vai dar até final da época, não vale a pena antecipar cenários".

Rafa já deu a entender que iria sair
Rafa já deu a entender que iria sairLUSA