Del Piero, Owen, Marciniak e outras estrelas do futebol num jogo que levanta dúvidas na Polónia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Del Piero, Owen, Marciniak e outras estrelas do futebol num jogo que levanta dúvidas na Polónia

Marciniak e as estrelas do futebol num jogo que levanta muitas questões
Marciniak e as estrelas do futebol num jogo que levanta muitas questõesProfimedia
No relvado, Del Piero, Owen, Luis Garcia, Materazzi e Szymon Marciniak, e nas bancadas um vazio quase total. Quase ninguém sabia da existência do Jogo das Lendas em Tychy até começarem a circular dúvidas sobre a sua organização, amplamente descrita pelo WP Sportowe Fakty.

A 18 de novembro, realizou-se um jogo de particular no Estádio de Tychy, que contou, de facto, com a presença de grandes nomes do futebol mundial, embora reformados. Alessandro Del Piero, Michael Owen, Luis Garcia e Marco Materazzi foram os antigos futebolistas que aceitaram participar. Durante os preparativos, o organizador assegurou que também participariam outros, como Luis Figo, Roberto Carlos e Fernando Morientes.

Os futebolistas jogaram um jogo contra representantes do mundo empresarial polaco (os nomes oficiais das equipas eram Match of Legends - Polish Business League) e treinaram com jovens jogadores e jogadoras. As equipas contavam com influenciadores e representantes do mundo empresarial polaco. Esperava-se que estes últimos pagassem até 50 000 zlotys (11 mil euros) para participar na aventura de 90 minutos.

Só que quase ninguém compareceu, havia apenas uma pessoa nas bancadas. Uma das razões pode ter sido os bilhetes a 200 zlotys (46 euros), mas mais importante foi a promoção insignificante. Apenas um sítio de internet criado à pressa com um modelo gratuito e perfis nas redes sociais com um alcance reduzido informaram sobre o jogo. Embora os maiores meios de comunicação social polacos devessem figurar entre os patrocinadores nas ofertas enviadas aos potenciais clientes, o único patrocínio três dias antes do evento foi dado pela TVP3 regional.

Uma causa nobre

A partida seria totalmente financiada pela Safe Server Solutions (SSS), uma empresa registada num apartamento em Varsóvia, sem o conhecimento dos inquilinos, que vende servidores mais tarde serão utilizados, entre outras coisas, para a exploração de criptomoedas. A empresa promete aos investidores uma taxa de retorno muito elevada, mas os especialistas entrevistados pelo WP.pl têm dúvidas consideráveis sobre a realidade das promessas. Na sequência da pergunta do editor Szymon Jadczak sobre a empresa, o Gabinete da Autoridade de Supervisão Financeira anunciou uma verificação e análise das informações sobre a SSS.

As receitas do evento destinavam-se a apoiar uma causa digna. Como se lê no sítio Web,"o jogo é um projeto da Safe Server Solutions Foundation, que se concentra no apoio a jovens atletas que praticam desportos com poucos fundos na Polónia".

Foi esta causa que levou Szymon Marciniak a arbitrar o jogo gratuitamente. O problema é que a referida fundação não é uma organização de utilidade pública e não existe informação pública disponível sobre os efeitos das suas actividades. Isto não é surpreendente, porque, de acordo com a informação no seu perfil oficial, as suas actividades começaram em outubro (registo no final de setembro). De acordo com o WP.pl, "o beneficiário efetivo e membro do conselho de administração da Fundação é Łukasz Krasiński". Ou seja, o proprietário da empresa registada no apartamento.

Antes do jogo, os organizadores anunciaram um concurso para clubes e escolas de futebol, cujas regras parecem ambíguas. Foi prometido aos participantes um apoio de 30 zlotys (6 euros) se... comprassem bilhetes para o jogo por 100-200 PLN (46 euros). Entre os participantes, dois clubes vão ganhar estágios desportivos para 20 dos seus alunos - um em Espanha e o outro na Polónia. O terceiro lugar será apoiado com 5 000 zlotys (mil euros).

O concurso deveria ter terminado antes do jogo (a entrada em campo e os apanha-bolas seriam os prémios para os lugares 4 e 5), mas até à data da publicação não há informações sobre o resultado e os vencedores.