Mais

Emerse Faé confirmado como treinador da Costa do Marfim

Emerse Faé na cerimónia de vitória da CAN.
Emerse Faé na cerimónia de vitória da CAN.AFP
Emerse Faé foi confirmado como treinador da Costa do Marfim, seleção com a qual conquistou a última Taça das Nações Africanas, anunciou esta segunda-feira o presidente da federação, Idriss Diallo.

"Emerse foi até agora o treinador interino e foi agora confirmado como treinador titular", anunciou Diallo durante a apresentação do troféu da Taça das Nações Africanas a um patrocinador em Abidjan. A duração do seu contrato não foi especificada.

Emerse Faé assumiu o comando da seleção da Costa do Marfim a meio da Taça das Nações Africanas, na sequência de uma primeira fase desastrosa em casa.

Os marfinenses, então treinados pelo francês Jean-Louis Gasset, começaram com uma vitória contra a Guiné-Bissau (2-0), antes de perderem com a Nigéria (1-0) e serem humilhados pela Guiné Equatorial (4-0).

No entanto, graças aos resultados dos outros grupos, os Elefantes qualificaram-se para os oitavos de final por uma pequena margem.

A Federação Marfinense de Futebol (FIF) decidiu então demitir Gasset e entregar o comando da equipa a um dos seus assistentes, Emerse Faé.

Ao lado de outro antigo internacional marfinense, Guy Demel, o antigo médio do Nantes e do Nice relançou a equipa da Costa do Marfim, que acabou por vencer a Taça das Nações Africanas a 11 de fevereiro contra a Nigéria (2-1), depois de ter eliminado sucessivamente o Senegal (1-1 e 5-4 nos penáltis), o Mali (2-1 no total) e a República Democrática do Congo (1-0).