Quarta-feira histórica para o futebol feminino português. A Seleção Nacional de futebol feminino venceu os Camarões (2-1) e garantiu a inédita presença no Campeonato do Mundo.
Através do site da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes deixou uma mensagem emocionada. “Mais do que um objetivo há muito perseguido por gerações e gerações de jogadoras e um ponto de chegada, acredito que esta brilhante qualificação, após vitória, por 2-1, sobre os Camarões, será o início de um caminho ainda mais ambicioso para o futebol português e para todas as meninas e mulheres que queiram jogar futebol de alta competição em Portugal. (...) Hoje, em Portugal, ninguém dirá que o futebol é um desporto de rapazes ou de homens. Ao confiarem as vossas filhas ao futebol nacional, tornaram possível que hoje se diga que Portugal vai ao Campeonato do Mundo!”, pode ler-se.
Também Pedro Proença, presidente da Liga, utilizou as redes sociais para deixar uma mensagem.
"Parabéns à nossa Seleção por mais esta conquista e aos clubes que, formando esta geração de atletas, continuam a ser verdadeiros criadores de Talento. Não existe melhor embaixador para o País do que o Futebol. Força, Portugal!", escreveu.
Por último, António Costa, primeiro-ministro português, também não deixou passar o feito.
"Histórico! Portugal bate Camarões e garante apuramento inédito para o Mundial de futebol feminino. Parabéns pela enorme conquista!", lê-se no twitter oficial do líder do executivo.