Femke Bol e Armand Duplantis vão competir em Chorzów no âmbito da Liga Diamante

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Femke Bol e Armand Duplantis vão competir em Chorzów no âmbito da Liga Diamante
Armand Duplantis entre as estrelas do atletismo que competirão em Chorzów
Armand Duplantis entre as estrelas do atletismo que competirão em ChorzówProfimedia
A barreirista neerlandesa Femke Bol e o sueco Armand Duplantis estarão entre as estrelas do atletismo que competirão em Chorzów, a 25 de agosto do próximo ano, na 15.ª edição do Memorial Kamila Skolimowska da Silésia, que se realiza no âmbito da série da Liga Diamante, anunciaram os organizadores.

O sueco defendeu este ano o seu título de campeão do mundo e melhorou mais uma vez o seu próprio recorde mundial ao saltar 6,23 m. Fê-lo a 17 de setembro, na última edição da Liga Diamante, em Eugene, nos Estados Unidos.

"Vi pela primeira vez o Estádio da Silésia na televisão e depois ouvi muitos comentários positivos de outros atletas sobre o Kama. Agora, eu próprio tenho a confiança de que é um bom sítio para o alto rendimento. Estou ansioso por regressar e voltar a encontrar o público da Silésia. Vou dar o meu melhor e contar com o apoio dos entusiásticos adeptos polacos", afirmou Duplantis.

Bol ganhou duas medalhas de ouro nos Campeonatos Europeus Indoor em março - na corrida de 400 metros e na estafeta de 4x400 metros. Além disso, estabeleceu o recorde mundial dos 400 metros em pista coberta com 49,26 em Apeldoorn, a 19 de fevereiro.

Em Budapeste, ganhou o ouro no Campeonato do Mundo nos 400 metros com barreiras e na estafeta de 4x400 metros. A 23 de julho, estabeleceu o recorde europeu dos 400 metros com barreiras em Londres, na reunião da Liga Diamante - 51,45, o segundo tempo mais rápido da história do atletismo mundial.

As autoridades da Liga Diamante aprovaram o calendário e atribuíram competições individuais aos anfitriões das mitatonas.

No Estádio da Silésia, as mulheres competirão nos 100, 400 e 1500 metros, nos 100 e 400 metros barreiras, bem como no triplo salto e no lançamento do dardo. Os homens competirão nos 200m, 800m, 3000m e 3000m com barreiras, salto em altura e salto com vara, bem como no lançamento do peso.

"Esta é, naturalmente, apenas uma lista das competições de diamantes. Embora estas sejam importantes, o lançamento do martelo será novamente o mais importante para nós, por causa da padroeira da mitologia ", sublinhou o diretor desportivo da competição, Piotr Małachowski.

O Memorial Kamila Skolimowska da Silésia de julho ficou em segundo lugar no ranking mundial de atletismo para 2023, sendo que apenas a final da série "diamante" em Eugene, nos Estados Unidos, foi melhor em termos de resultados desportivos.

A competição de Chorzów deste ano foi a segunda vez que o prestigiado ciclo se realizou. No relatório das autoridades da Liga de Diamante, receberam uma pontuação de 9,16 numa escala de um a dez, mais elevada do que na vez anterior. Esta pontuação baseou-se em questionários preenchidos por atletas e dirigentes. As classificações superiores a 9 são descritas como excelentes.

No próximo ano, a 15.ª edição do DL Skolimowska Memorial terá lugar logo após os Jogos Olímpicos de Paris. A primeira competição da prestigiada série no Estádio da Silésia foi vista gratuitamente por 30.000 adeptos. Nessa altura, o evento ocupou o lugar no calendário da competição na China, que foi cancelada devido às restrições impostas pela pandemia.

Este ano, foram introduzidos bilhetes pagos, 25.000 espectadores sentaram-se nas bancadas e o evento foi incluído na Liga Diamante por cinco anos, na sequência de uma votação unânime dos organizadores dos outros 14 encontros da série.

O Memorial Silesia Skolimowska realiza-se no Estádio da Silésia desde 2018, tendo os atletas competido anteriormente em Varsóvia. A final do ciclo de atletismo da Liga Diamante do próximo ano terá lugar em Bruxelas, a 13 e 14 de setembro. A competição de Chorzów será a 12.ª de 14 eliminatórias.