Fernando Santos: "A derrota abana um bocadinho a moral, mas também chama à razão"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fernando Santos: "A derrota abana um bocadinho a moral, mas também chama à razão"
Fernando Santos garante que Ronaldo saiu chateado... com um jogador da Coreia do Sul
Fernando Santos garante que Ronaldo saiu chateado... com um jogador da Coreia do Sul
AFP
O selecionador português Fernando Santos admitiu que a derrota por 2-1 frente à Coreia do Sul, na última jornada do Grupo H do Campeonato do Mundo, "abana um bocadinho a moral, mas também chama à razão", referindo que "qualquer adversário é perigoso" neste torneio.

As declarações do mister na flash interview e na conferência de imprensa:

“Já sabíamos que esta equipa da Coreia tem muita qualidade, trabalha muito, nunca desiste do jogo, os jogadores estão sempre nos jogos e nós não podemos adormecer. Entrámos muito bem, explorando as situações que nos pareciam que eles teriam mais dificuldades: variação rápida do jogo, circulação rápida e colocação nas costas. Fizemos isso muito bem, marcámos um golo e criámos várias situações assim. É verdade que a Coreia tentou sempre responder, mas nós anulámos com a boa organização. Na primeira parte fomos melhores, criámos situações para estar em vantagem e acabámos por empatar. Do ponto de vista dos duelos, eles começaram a ganhar mais, a equipa fez coisas boas, mas em termos de organização e de posse, circulação e organização para responder ao que o adversário costuma fazer, fizemos bem em alguns períodos e controlámos o jogo."

"Na segunda parte, a circulação foi mais lenta, individualizada, ao intervalo disse que estávamos a fazer bem a explorar a profundidade, quando colocávamos a bola nas costas críavamos problemas ao adversário. Jogar curto por dentro não dava, porque eles eram rápidos a sair. As coisas não saíram bem."

"(O segundo golo) não pode acontecer, a seguir a um canto. Já tinha acontecido com a Sérvia. Se calhar foi a ansiedade de fazer mais um golo, vamos ver isso com os jogadores. A derrota nunca é boa, agora... por um lado a moral vai abanar um bocadinho, mas por outro também chama à razão. Este grupo é muito profissional e está focado, temos que ser iguais ao que fomos na primeira parte. Porque qualquer adversário é perigoso neste Campeonato do Mundo. Os jogadores não vão perder a confiança, mas é um aviso sério".

Conferência de imprensa:

“(Cristiano Ronaldo saiu zangado?) Zangado com o jogador da Coreia que o estava a mandar embora. Toda a gente viu isso, aliás o Pepe até foi para cima do jogador da Coreia que o estava a mandar embora e a insultá-lo. É perfeitamente normal”.

"Paulo Bento na seleção nacional) Não sei… eu sucedi ao Paulo Bento, é uma questão natural no futebol. Agora acabei de lhe dar um abraço, obviamente que eu estou triste e ele está contente, mas somos amigos e isso não afeta nada”.