Coreia do Sul vence Portugal (2-1) e garante oitavos de final do Mundial-2022

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Coreia do Sul vence Portugal (2-1) e garante oitavos de final do Mundial-2022
Coreia do Sul bateu Portugal e festejou a passagem aos oitavos de final do Mundial-2022
Coreia do Sul bateu Portugal e festejou a passagem aos oitavos de final do Mundial-2022AFP
Seleção asiática partiu para a ronda final da fase de grupos com aspirações de se apurar para a fase a eliminar da prova, mas só o conseguiu com um golo em tempo de descontos, quebrando a invencibilidade lusa. Golo madrugador de Ricardo Horta foi insuficiente para Portugal, tendo Hee-Chan Hwang vestido a capa de herói para a Coreia do Sul, ao operar a reviravolta.

Com a qualificação ainda em aberto, Paulo Bento promoveu três ajustes no onze inicial da Coreia do Sul, em relação ao jogo contra o Gana, abdicando de Min-Jae Kim, Chang-Hoon Kwon e Woo-Yeong Jeong e optando por Kyung-Won Kwon, Kang-In Lee e Jae-Sung Lee.

Fernando Santos, por seu lado, fez seis alterações, apostando em Diogo Dalot, António Silva, Matheus Nunes, Vitinha, João Mário e Ricardo Horta, e deixando apenas Rúben Neves em campo do lote de jogadores em risco de suspensão. O jovem defesa-central do Benfica fez mesmo a sua estreia oficial por Portugal, num jogo em que Rúben Dias, Raphael Guerreiro, Bruno Fernandes e João Félix começaram no banco de suplentes, juntamente com William Carvalho e Bernardo Silva.

Os onzes de Coreia do Sul e Portugal
Os onzes de Coreia do Sul e PortugalFlashscore

As mexidas foram muitas e fizeram-se sentir pela positiva desde o arranque. Tanto que apenas foram precisos cinco minutos para que Portugal chegasse ao golo. Pepe, desde a defesa, lançou Dalot pela direita do ataque, com um excelente passe longo, e o lateral, depois de entrar na grande área, descobriu Horta, que inaugurou o marcador no estádio Education City.

Ricardo Horta adiantou Portugal no marcador
Ricardo Horta adiantou Portugal no marcadorAFP

A seleção lusa mostrava boa dinâmica numa fase inicial e, dez minutos depois, João Cancelo trabalhou bem sobre a esquerda e, com um cruzamento bem chegado à baliza, em força, testou a atenção de Seung-Gyu Kim.

A resposta chegou aos 16 minutos, com um primeiro aviso que chegou sob a forma de golo invalidado. Gue-Sung Cho cabeceou para defesa fantástica de Diogo Costa e, na recarga, Jin-Su Kim ainda introduziu a bola na baliza, mas o lance acabou anulado por fora-de-jogo.

Não foi à primeira, foi à segunda. Com 27 minutos cravados, Young-Gwon Kim aproveitou uma bola perdida, que depois de um canto desviou em Cristiano Ronaldo, e já na pequena área portuguesa, na cara de Diogo Costa, igualou o encontro.

Young-Gwon Kim empatou o encontro
Young-Gwon Kim empatou o encontroAFP

Portugal reagiu a, até ao intervalo, dispôs de boas oportunidades para regressar à vantagem. E a primeira foi em dose dupla. Primeiro, Dalot surgiu em posição central e atirou para defesa apertada de Seung-Gyu Kim e, logo de seguida, Vitinha visou também a baliza, atirando à figura do guarda-redes adversário.

O médio voltou a estar em evidência pouco depois. Num primeiro momento, ao disferir um potente remate desde a entrada da grande área, com Seung-Gyu Kim a defender para a frente e Ronaldo, na recarga, a cabecear ao lado. De seguida, rodeado por vários oponentes, saiu bem de uma "cabine telefónica" e entregou a Dalot, que serviu Horta, com o avançado a rematar para intervenção fácil do guardião contrário.

Portugal não conseguiu concretizar o domínio <mark>na</mark> primeira parte
Portugal não conseguiu concretizar o domínio <mark>na</mark> primeira parteOpta by Stats Perform

Portugal não conseguiu concretizar o domínio durante os primeiros 45 minutos, mas, ao intervalo, o cenário era favorável para a formação lusa, mantinha o primeiro lugar, ao passo que a Coreia do Sul precisava de um golo para se apurar, já que no outro jogo do grupo o Uruguai ia vencendo o Gana por 2-0.

A segunda metade começou morna e vinte minutos depois Fernando Santos mexeu as primeiras peças, lançando André Silva - em estreia no Mundial-2022 -, Rafael Leão e João Palhinha para os lugares de Ronaldo, Rúben Neves - que terminou o jogo sem amarelo, escapando a suspensão - e Matheus Nunes.

Mas foram os coreanos os primeiros a visar com perigo a baliza, quando, logo de seguida, In-Beom Hwang aproveitou um erro na saída de jogo de Portugal e disparou um remate fortíssimo para defesa de recurso de Diogo Costa.

Em modo de gestão, Portugal ia contendo as investidas da seleção asiática, que não mostrava grande capacidade para incomodar a defesa lusa durante a segunda parte. Até que, ao minuto 90, tudo mudou. Numa transição fortíssima, Heung-Min Son arrancou a todo o gás, segurou os oponentes e, na hora certa, serviu Hee-Chan Hwang, com o avançado a rematar de primeira para o golo da vitória coreana, para delírio de equipa e adeptos.

Com este tento, a Coreia do Sul assumiu o segundo lugar do grupo e, depois de vários minutos de sofrimento, por culpa da diferença temporal entre os dois jogos, lá pôde festejar o acesso aos oitavos de final do Mundial-2022.

Estatísticas finais do jogo entre Coreia do Sul e Portugal
Estatísticas finais do jogo entre Coreia do Sul e PortugalOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Heung-Min Son (Coreia do Sul)

Son serviu de bandeja o golo do apuramento da Coreia do Sul
Son serviu de bandeja o golo do apuramento da Coreia do SulOpta by Stats Perform, AFP