Fernando Tavares vai apresentar-se às eleições da federação de atletismo
“A candidatura da Lista B, liderada por Domingos Castro, foi rejeitada de forma fundamentada, por não ter cumprido os requisitos previstos no Regulamento”, avança a lista do atual vice Fernando Tavares, garantindo ter cumprido “escrupulosa e rigorosamente todos os prazos e procedimentos exigidos pelo Regulamento Eleitoral, e bem assim, pela Comissão Eleitoral”.
A Lista C avança ainda que o despacho que rejeitou a candidatura do movimento apoiado por Domingos Castro “não pode ser revertido, nem tão pouco por acordo entre as partes, mas apenas, e tão somente - e se for esse o caso -, por sentença judicial”.
“Cumpridos que estão todos os requisitos da nossa candidatura, facto constante do despacho da Comissão Eleitoral que a admitiu a sufrágio, mantemos o firme propósito de nos apresentarmos ao respetivo escrutínio eleitoral que se realizará no próximo dia 12 de outubro”, assegura a lista de Fernando Tavares.
De acordo com a candidatura que tem como lema “Do Atletismo Para o Atletismo” este era o único posicionamento possível.
“Não poderia ser outra a nossa posição, sob pena de defraudarmos todos os apoios e confiança daqueles que manifestaram o desejo de nos apoiar e votar em nós, e bem assim, dar garantias da continuidade da normal atividade da nossa Federação, atentos os desafios que se avizinham”, prossegue o comunicado.
A candidatura de Fernando Tavares não segue, assim, o apelo da lista liderada por Paulo Bernardo, que na sexta-feira anunciou a intenção de retirar a candidatura, no seguimento da rejeição pela Mesa da Assembleia Geral da lista de Domingos Castro.
“Não é por sugestão de terceiros que guiamos os nossos caminhos, muito menos para sustentar e dar oportunidade a quem não cumpre os requisitos legais a que está obrigado. A ética e a transparência não se podem traduzir em meros arranjos de bastidores, mas antes e sim, no estrito e pleno cumprimento das leis e dos regulamentos em vigor”, finaliza o comunicado.
Na sexta-feira, a Mesa da Assembleia Geral da FPA anunciou ter rejeitado a lista liderada por Domingos Castro às eleições de 12 de outubro, para o quadriénio 2025-2028, por violação do artigo 10.º do Regulamento Eleitoral.
Mas, a candidatura de Domingos Castro avançou este sábado que não há qualquer fundamento na decisão, anunciado que usará “todos os meios ao seu alcance” para “repor a legalidade” e a decisão de “impugnar a decisão da Mesa da Assembleia Geral Eleitoral”.
Com a decisão de sexta-feira, ficaram na corrida à sucessão de Jorge Vieira apenas os atuais vice-presidentes Fernando Tavares (Lista C) e Paulo Bernardo (Lista A).
Paulo Bernardo anunciou, porém, ainda na sexta-feira, que pretende retirar a candidatura, e instou Fernando Tavares a fazê-lo também.