Mais

Fórmula 1: Norte-americano Logan Sargeant será piloto da Williams em 2023

Logan Sargeant será colega de equipa de Alex Albon na Williams
Logan Sargeant será colega de equipa de Alex Albon na WilliamsTwitter/Williams
O piloto norte-americano Logan Sargeant assegurou este domingo um lugar na escuderia Williams na próxima temporada, ao garantir a superlicença para a Fórmula 1, com o quarto posto final no Mundial de Fórmula 2.

Na última corrida, este domingo disputada, o piloto da Carlin cortou a meta na quinta posição após as 33 voltas previstas, a 14 segundos do vencedor, o japonês Ayumu Iwasa (DAMS). Já campeão, o brasileiro Felipe Drugovich (MP Motorsport) foi segundo, a 0,8 segundos, com o neozelandês Liam Lawson (Carlin) em terceiro, a 1,3.

Com estes resultados, Logan Sargeant, de 21 anos, assegurou o quarto lugar do campeonato e, com isso, os pontos necessários para a obtenção da superlicença que lhe permite pilotar um Fórmula 1 (precisava de terminar entre os primeiros seis do campeonato).

Sargeant, que integra o programa de jovens pilotos da Williams, foi anunciado há um mês como provável substituto do canadiano Nicholas Latifi, caso conseguisse garantir a superlicença.

Começou a competir nos karts aos oito anos, estreando-se com um terceiro lugar no Challenge Rotax dos Estados Unidos. Foi segundo no campeonato de Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos e terceiro no campeonato britânico, em 2017. Dois anos depois foi terceiro no GP de Macau de F3, campeonato que viria a concluir na terceira posição em 2020. Em 2021 subiu à Fórmula 2, categoria na qual foi quarto classificado este ano, com duas vitórias e quatro pódios.