NFL: 10 anos depois do Draft de 2014, um dos melhores da história recente

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NFL: 10 anos depois do Draft de 2014, um dos melhores da história recente

Aaron Donald anunciou a sua reforma em março
Aaron Donald anunciou a sua reforma em marçoGetty Images via AFP
Através desse draft, homens como Aaron Donald, Odell Beckham Jr. e Mike Evans chegaram à melhor liga de futebol americano do mundo.

Há alguns dias, a NFL fez uma retrospetiva de alguns dos melhores jogadores recrutados há 10 anos. Olhando para trás, para as carreiras dessas estrelas, podemos dizer com segurança que 2014 foi uma das melhores promoções da história da NFL.

Jadeveon Clowney, Khalil Mack, Mike Evans, Odell Beckham Jr., Aaron Donald e Zack Martin são os nomes das escolhas da primeira ronda que a própria liga destacou como "lendas" numa publicação nas redes sociais.

O Flashscore faz uma breve retrospetiva das carreiras desses gigantes, que almejam um lugar no Hall of Fame.

Jadeveon Clowney (Escolha um)

Este jogador foi a primeira escolha em 2014, tendo sido recrutado pelos Houston Texans, onde jogou cinco temporadas, para ocupar a posição de linebacker. Atualmente está sob contrato com os Carolina Panthers e passou por Seattle, Tennessee, Cleveland e Baltimore depois de deixar a franquia que o recrutou.

Clowney jogou pela Universidade da Carolina do Sul, onde o número 7 foi retirado. Tem três seleções para a Pro Bowl e seis presenças nos Playoffs da NFL. Tem 363 tackles, 52,5 sacks, 15 fumbles forçados e nove fumbles recuperados em 10 anos de carreira.

Khalil Mack (Escolha cinco)

Indiscutivelmente um dos linebackers mais temíveis de todos os tempos. Nascido na Flórida, frequentou a Universidade de Buffalo antes de se juntar aos Oakland Raiders para as suas primeiras quatro épocas profissionais. Tornou-se uma instituição nos Chicago Bears antes de se juntar aos Los Angeles Chargers, onde joga atualmente.

Foi titular em 150 dos 151 jogos da época regular em que participou. O seu registo nos Playoffs (quatro presenças) pode ser um pouco instável, mas é muito respeitado na liga. Foi o Jogador Defensivo do Ano de 2016, tem oito nomeações para a Pro Bowl e foi membro da melhor equipa da NFL na década de 2010. Tem 591 tackles, 101,5 sacks, 30 fumbles forçados, 12 fumbles recuperados, três interceções e dois touchdowns defensivos.

Mike Evans (Escolha sete)

Um recetor vintage. Entramos no reino dos campeões com um wide receiver que passou a sua carreira de 10 anos nos Tampa Bay Buccaneers e em todos eles ultrapassou as 1.000 jardas recebidas, um feito que só Jerry Rice conseguiu alcançar para além dos Texan, e não o fez nas suas primeiras 10 épocas, mas adaptou-se primeiro às exigências do profissionalismo antes de se tornar um ícone.

Alcançou a glória em 2020, em estreita colaboração com Tom Brady, quando ergueu o Troféu Vince Lombardi depois de vencer os Kansas City Chiefs na Super Bowl LV. Em 2023, liderou a época regular com 13 touchdowns e foi eleito para a Pro Bowl cinco vezes. 762 receções, 11.680 jardas e 94 touchdowns de receção são os números desta lenda viva.

Odell Beckham Jr. (Escolha 12)

Embora as lesões o tenham impedido de brilhar tanto quanto gostaria, este recetor de Baton Rouge, Louisiana, é um dos jogadores mais queridos pelos fãs de futebol americano. É sempre um prazer observá-lo. Os seus melhores anos foram passados com os New York Giants, o franchise que o recrutou em 2014 e ao qual pertenceu durante cinco épocas. Depois passou três anos em Cleveland antes de se juntar aos Los Angeles Rams a meio de 2021 para ganhar uma Super Bowl LVI em que marcou um touchdown apenas para se lesionar e perder um ano inteiro.

Agora, está a tentar ressurgir ao lado de Lamar Jackson com os Baltimore Ravens. Mesmo com uma carreira inconsistente, OBJ foi o Offensive Rookie of the Year na sua temporada de estreia e tem três aparições no Pro Bowl. 566 receções, 7.932 jardas e 59 touchdowns para o talentoso wide receiver.

Aaron Donald (Escolha 13)

Poucos argumentariam que ele foi possivelmente o melhor defensive tackle de todos os tempos. Anunciou a sua retirada a 15 de março e a NFL considerou a sua carreira "uma das melhores de todos os tempos". Vestiu sempre a camisola dos Rams, primeiro em St. Louis e depois em Los Angeles.

Alcançou o auge, tal como Odell Beckham Jr., ao tornar-se campeão em 2022. A sua caixa de troféus inclui três prémios de Jogador Defensivo do Ano, oito aparições na primeira equipa All-Pro, honras de Pro Bowl em todas as suas épocas e o prémio de Defensive Rookie of the Year de 2014. 543 tackles, 111 sacks, 24 fumbles forçados, sete fumbles recuperados e 21 desvios de passe são os números de uma carreira superlativa.

Zack Martin (Escolha 16)

Encerramos com um desses jogadores que continua na franquia que o contratou como rookie. Depois de 10 anos com os Dallas Cowboys, continua a dar trabalho às linhas defensivas rivais. É um elemento incontornável da equipa, com 152 jogos como titular nos 152 jogos da liga regular em que participou.

Foi vítima da maldição dos Texans nos playoffs, mas isso não o impediu de fazer parte da primeira equipa All-Pro sete vezes e duas vezes da segunda equipa. Também recuperou três fumbles na sua carreira, foi selecionado para a Pro Bowl nove vezes e fez parte da melhor equipa da NFL na década de 2010.