NFL: Quatro equipas nunca tiveram o privilégio de jogar na Super Bowl

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NFL: Quatro equipas nunca tiveram o privilégio de jogar na Super Bowl

Os Lions chegaram às finais da conferência em 2024.
Os Lions chegaram às finais da conferência em 2024.Getty Images via AFP
Numa liga com constantes mudanças de poder, ainda há quatro equipas que não participaram no "Grande Jogo" desde que este começou a ter o nome atual, em 1967.

Apenas uma franquia da NFC não chegou ao Super Bowl em 58 edições. As outras três são da AFC, duas delas do Sul.

Houston Texans (AFC Sul)

Fundados em 2002, os Texans do Estado da Estrela Solitária são a equipa com menor sucesso na história da NFL. Não é que não tenham conseguido qualificar-se para o Troféu Lombardi, é que nem sequer conseguiram disputar uma final de conferência. Foram aos Playoffs um total de sete vezes, e chegaram à ronda de divisão em cinco delas.

Esta época, com a explosão do quarterback CJ Stroud, voltaram a sonhar em grande. Sob o comando do jovem quarterback, o futuro é prometedor, mas quem sabe se conseguirão deixar o grupo de perenes fracassados num futuro próximo?

Jacksonville Jaguars (AFC Sul)

Quando entraram na liga em 1995, as projecções eram promissoras, pois estiveram sempre na pós-temporada entre 1996 e 1999 e chegaram a duas finais de conferência, mas desde o início de 2000 que o drama se apoderou da equipa da Florida. Mais quatro aparições nos playoffs com uma derrota na conferência foram a bagagem dos últimos 24 anos.

O jogo da equipa sob o comando de Trevor Lawrence é muito atrativo, mas a defesa é muito lenta, o que a coloca longe de ser um candidato à Super Bowl. No entanto, quem se sentar para assistir a um dos seus jogos vai divertir-se, porque normalmente acabam por marcar muitos pontos.

Trevor Lawrence, um dos quarterbacks com maior projeção
Trevor Lawrence, um dos quarterbacks com maior projeçãoAFP

Cleveland Browns (AFC Norte)

Uma das franquias históricas na mente coletiva, especialmente durante a era Jim Brown, surpreendentemente faz parte desta lista negra. Ganharam o último campeonato em 1964, três anos antes do primeiro Super Bowl, e desde então só chegaram aos Playoffs 16 vezes, alcançando o penúltimo jogo seis vezes.

A realidade é que os Browns são uma das equipas mais derrotadas da história e os últimos anos reflectem isso mesmo. Apesar de terem regressado à pós-temporada este ano, ainda se recordam amargamente dos 0-16 que sofreram em 2017 e dos 1-15 de 2016.

Jim Brown jogou toda a sua carreira em Cleveland
Jim Brown jogou toda a sua carreira em ClevelandProfimedia

Detroit Lions (NFC Norte)

Imparáveis na década de 1950, com três títulos, os Lions da Motown andaram de fracasso em fracasso durante muitos anos. No entanto, este ano foram a clara revelação da NFL e lutaram até à final da Conferência por um lugar na Super Bowl LVIII. Aí, defrontaram os poderosos San Francisco 49ers, mas viram um forte raio de luz depois de 32 épocas de obscuridade sem um jogo do título da NFC.

O futuro próximo é brilhante. Eles têm estreantes de elite como Jahmyr Gibbs e Sam LaPorta. Para além disso, são liderados por um quarterback experiente, Jared Goff, que é um dos melhores na sua posição. Se tivéssemos de fazer uma previsão, diríamos que o Michigan, juntamente com os Texans, são os que vão aparecer na Super Bowl num futuro próximo.