Futebol americano perto de reconhecimento olímpico com a aprovação da direção do COI

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Futebol americano perto de reconhecimento olímpico com a aprovação da direção do COI
O futebol americano obteve o estatuto preliminar em 2013
O futebol americano obteve o estatuto preliminar em 2013Reuters
O futebol americano deu esta quarta-feira o penúltimo passo necessário antes de poder tentar entrar no programa dos Jogos Olímpicos, ao obter a aprovação do poderoso conselho executivo do Comité Olímpico Internacional.

A Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) terá agora de esperar pela aprovação da decisão pela sessão do COI em outubro em Mumbai, na Índia.

"O pleno reconhecimento da IFAF deverá ser aprovado pela sessão do COI. Cumpriu todos os critérios necessários para receber o reconhecimento total", disse o porta-voz do COI Mark Adams.

Entre os critérios para novos desportos a serem reconhecidos pelo COI está a universalidade, bem como o número de federações nacionais existentes em todos os continentes.

"Esta proposta é uma garantia de que os estatutos e operações reforçados da IFAF satisfazem os mais elevados padrões internacionais", disse o presidente da IFAF, Pierre Trochet, em declaração.

"Estamos otimistas quanto à votação da sessão do COI em outubro e continuamos empenhados numa avaliação constante sobre como podemos melhorar para benefício dos nossos atletas e do nosso desporto, à medida que este continua o seu rápido crescimento em todo o mundo".

O flag football, um formato sem contacto do futebol americano jogado por equipas de cinco jogadores, está a tentar entrar no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 2028 como um dos desportos acrescentados pelos organizadores locais.

O futebol americano tinha recebido o reconhecimento preliminar em 2013.