Roteiro voltou ao fim de 20 anos: bola do Euro-2004 utilizada no Espanha-Colômbia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Roteiro voltou ao fim de 20 anos: bola do Euro-2004 utilizada no Espanha-Colômbia

A reedição da Roteiro, bola utilizada no Euro-2004, no particular entre a Colômbia e a Espanha
A reedição da Roteiro, bola utilizada no Euro-2004, no particular entre a Colômbia e a EspanhaProfimedia
A Roteiro, uma das bolas mais populares da história do futebol, está de volta após 20 anos. A Adidas manteve o aspeto original da bola oficial do Euro-2004, organizado por Portugal, mas elevou-a a um novo nível tecnológico - é produzida utilizando os mesmos processos que a Fusballliebe, que será utilizada no Euro-2024. Na primeira partida com a Roteiro, a Colômbia venceu a Espanha por 1-0.

A seleção colombiana adotou a novo Roteiro nos treinos e vai utilizar essa bola no jogo contra a Roménia, depois de a ter utilizado frente à Espanha. No entanto, a bola não será vista em nenhum dos principais torneios deste ano. Enquanto a Fusballliebe vai ser a bola do Euro-2024, a Copa América será disputada com a Cumbre Puma.

A Roteiro original, que recebeu o nome do diário em que o navegador Vasco da Gama registou as suas viagens, é bem conhecida dos portugueses, uma vez que a competição foi organizada por Portugal e em cada esquina era possível ver uma criança com a bola do Euro-2004 ou a sua réplica.

Na altura, a Roteiro foi uma bola que deu que falar, não só pela sua estética, mas pelas curvas que adotava a cada pontapé. Entre os jogadores, criou-se uma verdadeira relação amor-ódio.

Curiosamente, o inglês David Beckham foi, na altura, um dos que elogiou a bola do Euro-2004, que mais tarde viria a atirar para as bancadas do Estádio da Luz, na partida dos quartos de final da prova frente a Portugal, notabilizada não só por esse remate desastroso do mediático inglês nos penáltis, mas também pela defesa sem luvas de Ricardo.

A Roteiro foi a primeira bola a utilizar um tratamento térmico sem costuras, tornando-a mais leve do que as outras. Para o Euro-2004 foram produzidas 2.300 bolas.