Se era um teste, Portugal chumbou: Eslovénia impõe primeira derrota (0-2) a Roberto Martínez

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Se era um teste, Portugal chumbou: Eslovénia impõe primeira derrota (0-2) a Roberto Martínez
Atualizado
Cristiano Ronaldo fez os 90 minutos e ficou a zero, tal como Portugal
Cristiano Ronaldo fez os 90 minutos e ficou a zero, tal como PortugalOpta by Stats Perform/AFP
Portugal perdeu esta terça-feira, por 0-2, no primeiro jogo da história da Seleção Nacional diante da Eslovénia. Onze jogos, e onze vitórias depois, Roberto Martínez perdeu pela primeira vez no comando técnico da equipa das quinas, no último jogo antes da divulgação da convocatória para o Euro-2024. Čerin, aos 72 minutos, e Elšnik, aos 81', marcaram os golos do triunfo esloveno.

Recorde as incidências da partida

Cinco dias depois de ter vencido a Suécia por 5-2, em Guimarães, Roberto Martínez fez uma verdadeira revolução em Liubliana e manteve apenas Pepe no onze inicial de Portugal, com o capitão Cristiano Ronaldo a regressar ao ataque, na companhia de João Félix.

Já eram esperadas várias alterações nas escolhas do técnico espanhol, já que Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rúben Dias, Gonçalo Ramos, Rafael Leão, João Palhinha e Nélson Semedo, todos titulares com a Suécia, foram dispensando, e Matheus Nunes, também opção inicial nesse jogo, está lesionado e nem viajou para a Eslovénia.

Após ter falhado o encontro com os suecos (5-2), devido a lesão, Diogo Costa regressou à baliza, relegando Rui Patrício para o banco de suplentes. O guardião do FC Porto teve pela frente um quinteto defensivo composto por Diogo Dalot, na direita, João Cancelo, na esquerda, e Pepe, Danilo Gonçalo Inácio no centro, retomando a linha de três centrais.

Do lado dos eslovenos, que, tal como a seleção portuguesa, estão apurados para a fase final do próximo Europeu, que vai decorrer na Alemanha, destaque para as presenças do capitão Oblak na baliza, antigo guarda-redes do Benfica, e do avançado Sporar, que passou por Sporting e SC Braga.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Sistema não funcionou

A Eslovénia até entrou bem, conquistando um canto logo aos 3 minutos, após um contra-ataque, mas logo depois João Félix viu Oblak antecipar-se e evitar perigo para Portugal.

A Seleção Nacional tinha mais posse de bola, geria os ritmos do jogo mas sem nunca conseguir colocar Oblak, capitão da Eslovénia, à prova. Aos 19 minutos Otávio caiu na área e ficou a pedir penálti mas, logo na jogada a seguir, Diogo Costa foi precipitado na saída de baliza e Sporar quase aproveitou para rematar à baliza portuguesa.

Aos 32 minutos foi João Félix, de primeira, descaído da esquerda, depois de uma primeira tentativa de João Cancelo, a tentar o remate de primeira, que saiu muito torto.

Aos 38 minutos lance de dúvida na área eslovena, com João Cancelo a ser derrubado por Elsnik. O árbitro mandou seguir.

Em cima do intervalo, uma vez mais, o contra-ataque da Eslovénia a explorar bem as costas da defensiva portuguesa, valendo Diogo Costa, atento, a sair da baliza e a aliviar.

Estatística ao intervalo
Estatística ao intervaloFlashscore

Sangue novo (e estreia) para mais 45 minutos

Para a segunda parte, Roberto Martínez fez duas alterações, com António Silva lançado no lugar de Pepe, o único resistente do jogo com a Suécia, e ainda o estreante Francisco Conceição, que ocupou a vaga de Otávio.

A verdade é que, tal como na primeira parte, voltou a ser a Eslovénia a criar perigo, e com a maior oportunidade de todo o jogo, com António Silva a perder a bola, em zona proibida, e Sesko a rematar, de pé direito, para enorme defesa de Diogo Costa, a ceder canto.

Respondeu Portugal, em cima da hora de jogo, e por Cristiano Ronaldo, que roubou a bola a um defesa eslovaco, entregou a Francisco Conceição, com a bola a voltar a sobrar para o capitão português que, de pé esquerdo, rematou à malha lateral da baliza de Oblak.

Aos 67 minutos foi a vez da Eslovénia mexer, com as saídas de Sporar e Lovric, para as entradas de Verbic e Celar.

Aos 68' Cristiano Ronaldo novamente em evidência, desta vez a servir Diogo Dalot que, de pé direito, atirou muito por cima da baliza de Oblak.

O sono, o despertador e o pesadelo

Aos 72 minutos chegaria, então, o golo da Eslovénia, para enorme festa nas bancadas. Depois das aemaças, Celar trabalhou bem na direita, combinou com Sesko e desmarcou Cerin que, à saída e Diogo Costa, desviou a bola para a direita e colocou a equipa da casa na frente do marcador.

O golo eslovaco serviu de despertador para a Seleção Nacional que, logo aos 75 minutos, esteve pertíssimo do empate, com Rúben Neves a cruzar para João Félix, ao segundo poste, cabecear ao poste.

A Eslovénia mantia a receita e, aos 77 minutos, em novo contra-ataque, Verbic rematou mas fraco, permitindo a defesa fácil de Diogo Costa. Um minuto depois foi Vitinha, de meia distância, para Oblak encaixar.

Dez minutos depois do 1-0, em novo desposicionamento defensivo de Portugal, a Eslovénia avolumou o marcador, por Elšnik que, diante da marcação de João Cancelo, conseguiu um remate colocado, ao ângulo superior esquerdo da baliza de Diogo Costa.

Aos 85 minutos, de livre direto, Cristiano Ronaldo bateu a meio da baliza e Oblak, que estava ligeiramente do lado esquerdo, atirou-se e conseguiu afastar a bola.

Aos 87' mais duas substituições na Eslovénia, abdicando do avançado Sesko, bem como de Bijol, para lançar Stankovic e Drkusic. Roberto Martínez respondeu um minuto depois, já após o remate de João Félix por cima, lançando João Neves e Jota Silva nos lugares de João Cancelo e Rúben Neves.

Já em cima dos três minutos de compensação, Cernar surgiu novamente na frente de Diogo Costa, com o guarda-redes português a levar a melhor, antes de subir a bandeirola, assinalando fora de jogo.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Roberto Martínez levou o tubo de ensaio para a Eslovénia, os três centrais voltaram a não funcionar e, depois da boa imagem com a Suécia, o selecionador terá o bloco cheio de notas, e dores de cabeça, por resolver antes de divulgar a convocatória final para o Euro-2024.

Homem do jogo Flashscore: Cerin (Eslovénia)