Antevisão Bundesliga: Bayern e Dortmund separados por um ponto na luta pelo título

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Antevisão Bundesliga: Bayern e Dortmund separados por um ponto na luta pelo título
Muller disse que a equipa precisa de adotar "mentalidade de peixe-dourado" e esquecer o mau mês
Muller disse que a equipa precisa de adotar "mentalidade de peixe-dourado" e esquecer o mau mês
AFP
Depois de voltar à liderança da tabela classificativa, o Bayern de Munique volta o seu foco para o tradicional Werder Bremen, clube que defronta no sábado.

Com um ponto de vantagem sobre o Borussia Dortmund, o Bayern pode garantir o histórico 11.º título consecutivo da Bundesliga se vencer as últimas quatro partidas. Se o conjunto de Thomas Tuchel derrotar o Bremen, poderá chegar à vantagem de quatro pontos sobre o Dortmund, que recebe o Wolfsburg um dia depois.

A última vitória do Bremen sobre o Bayern em todas as competições aconteceu há 30 jogos, numa goleada de 5-2 em Munique, quando Mesut Özil, com 20 anos, era o grande destaque no meio-campo.

Desde então, o Bayern venceu 26 vezes, com quatro empates, num período que incluiu 11 títulos da Bundesliga para o conjunto de Munique. O Bremen, por sua vez, não conquistou nenhum título e passou uma temporada na segunda divisão.

Para motivar ainda mais os homens de verde, uma vitória contra o Bayern garantiria mais uma temporada na primeira divisão, já que o Bremen, 12.º classificado, ainda corre o risco matemático de despromoção.

O Bayern venceu o Hertha na última jornada
AFP

A tarefa do Bremen ficou ainda mais difícil na quinta-feira, com a notícia de que o goleador e número nove da seleção alemã, Niclas Fullkrug, não conseguiu recuperar de uma lesão e não participará no embate. O técnico do Werder Bremen, Ole Werner, afirmou: "Estamos a tentar colocá-lo em forma semana a semana e recuperá-lo com calma".

Apesar de o Bayern estar no topo, os bávaros estão a atravessar uma fase difícil. Ao contrário da maioria das épocas recentes da Bundesliga, têm um adversário bastante perto.

O adversário do Dortmund no domingo, o Wolfsburgp, também se enquadra na categoria de "meninos maus", pelo menos no histórico contra o Dortmund.

Antes da vitória do Wolfsburgo por 2-0 sobre o Dortmund em novembro, os Lobos tinham perdido 13 e empatado um dos últimos 14 jogos contra a equipa, uma série que remonta à final da Taça da Alemanha de 2015 entre as equipas, que o Wolfsburgo venceu por 3-1 no último jogo de Kevin de Bruyne pelo clube.

Apesar de ter motivos para temer a visita a Dortmund, o Wolfsburgo, sob o comando do antigo treinador do Bayern, Niko Kovac, perdeu apenas um dos últimos nove jogos e está a lutar pelos lugares europeus.

O Wolfsburgo está a tentar chegar à Europa na próxima temporada
AFP

O Bayern, por sua vez, venceu apenas três das oito partidas que disputou desde que Tuchel assumiu o comando da equipa, período em que foi eliminado da Taça da Alemanha e da Liga dos Campeões.

Werner, que comandou a eliminação chocante da Taça da Alemanha do Bayern como treinador do Kiel, da segunda divisão, em 2020/2021, disse que para vencer a sua equipa teria de tirar partido de um adversário vacilante.

"Precisamos que a sorte nos sorria e que o adversário seja um pouco ineficaz", disse na quinta-feira, dia do seu 35.º aniversário. "Mas, mesmo que isso aconteça, ainda temos de fazer muito. E é nisso que nos estamos a concentrar."

À procura do seu 12.º título, o veterano médio ofensivo do Bayern, Thomas Muller, disse que queria que a sua equipa esquecesse o mau mês de abril e se concentrasse. "Estou a apelar a uma mentalidade de peixe dourado. Com uma memória de apenas dez segundos, para que olhemos automaticamente para a frente a partir de agora."

Jogador a observar: Marvin Ducksch (Werder Bremen)

O atacante Marvin Ducksch, do Werder Bremen, será fundamental para o conjunto da casa tentar vencer o Bayern de Munique. Juntamente com Niclas Fullkrug, Ducksch marcou 60% dos golos do Bremen na temporada 2021-2022, ajudando a equipa a regressar à primeira divisão.

Marvin Ducksch marcou quatro golos nos últimos dois jogos
AFP

Com Fullkrug lesionado, Ducksch, nascido e criado em Dortmund, marcou quatro golos nas duas últimas partidas do Bremen, elevando a sua marca para 12 na temporada, depois de ter marcado apenas três nos primeiros 18 jogos da campanha.

Principais números

1-5: O RB Leipzig venceu o Friburgo por 5-1 e eliminou a equipa da casa da Copa da Alemanha na terça-feira. As duas equipes voltam a encontrar-se no sábado, no mesmo local, num jogo importante para as contas da Liga dos Campeões.

1: Um ponto separa o Bayern do Dortmund a quatro jornadas do fim. Apenas duas vezes nos últimos dez anos a diferença entre o primeiro e o segundo classificado no final da temporada foi inferior a dez pontos.

9: apesar de ter vencido o Estugarda por 3-2 na quarta-feira, apurando-se para a final da Taça da Alemanha, o Frankfurt não vence há nove jogos na Bundesliga e caiu para o nono lugar.

Jogos

Sexta-feira (19:30):

Bayer Leverkusen - Colónia

Mainz - Schalke

Sábado (14:30, exceto quando indicado):

Freiburg - RB Leipzig

Borussia Mönchengladbach - Bochum

Hoffenheim - Eintracht Frankfurt

Hertha Berlin - Estugarda

Augsburgo - Union Berlin

Werder Bremen - Bayern de Munique (17:30)

Domingo (16:30):

Borussia Dortmund - Wolfsburgo