Mais

Bayern sob pressão muda o foco para a Bundesliga e para um Mainz em forma

Thomas Tuchel entrou no Bayern num momento de alta pressão
Thomas Tuchel entrou no Bayern num momento de alta pressãoReuters
Os jogadores e o treinador do Bayern de Munique, Thomas Tuchel, não têm tempo para digerir a dolorosa saída da Liga dos Campeões na quarta-feira diante do Manchester City, com a Bundesliga a ser o único título que falta disputar e com um Mainz em forma a ser o próximo obstáculo numa caminhada tumultuosa.

Os atuais campeões estão no primeiro lugar com 59 pontos, dois à frente do Borussia Dortmund com seis jogos para acabar o campeonato, mas passaram por semanas turbulentas devido à saída da Taça da Alemanha e da Liga dos Campeões num espaço de 14 dias.

Na Taça, foi o Friburgo que os venceu, em Munique, enquanto o City despachou-os do caminho com uma confortável vitória por 4-1 no conjunto das duas mãos, depois do jogo de quarta-feira.

Tuchel, que anteriormente treinou o Chelsea e o Paris Saint-Germain, foi a escolha do clube depois do despedimento inesperado de Julian Nagelsmann no final de março.

Os dirigentes do clube tinham dito que os objetivos da época estavam em risco e tinham de agir, mas pouco mais de três semanas depois tudo o que o Bayern pode conquistar é o campeonato nacional.

"No final do dia, estamos apenas a marcar muito poucos golos", disse o médio Thomas Muller. "O nosso esforço é brutal, mas estamos a perder a frieza".

"Simplesmente não estamos a meter a bola lá dentro, passa um pouco ao lado ou quando vai à baliza está lá o guarda-redes.".

Os bávaros ganharam apenas uma das últimas cinco partidas em todas as competições, marcando um total de quatro golos e em que nenhum deles foi apontado pelos avançados.

Se quiser salvar a temporada com o 11.º título consecutivo da Bundesliga - um recorde - e tirar alguma pressão sobre a liderança do clube, o Bayern tem de voltar aos golos já no sábado em Mainz.

"Podemos aproveitar a energia que temos, mas sabemos que o Mainz estará à nossa espera e tiveram uma semana para se prepararem", disse Muller. "Este é agora o nosso principal objetivo, não alongar-nos demasiado nesta amarga eliminação (pelo City)".

Mas o Mainz não vai ser ser um adversário fácil de defrontar. Não perdem há nove jogos na Bundesliga, a maior série da atualidade, e ocupam o oitavo lugar da tabela, mas com a vista numa possível vaga europeia.

Já o Dortmund tem de corrigir o tropeção da semana passada, num empate em 3-3 em casa do Estugarda, depois de ter estado a vencer 2-0 e 3-2 nos descontos. No sábado, recebe o Eintracht Frankfurt que não vence no campeonato desde meados de fevereiro.