Bundesliga: Grimaldo marca pelo Leverkusen (3-0), Dortmund vence (4-2), Union empata (1-1) antes de Braga

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bundesliga: Grimaldo marca pelo Leverkusen (3-0), Dortmund vence (4-2), Union empata (1-1) antes de Braga
Atualizado
Grimaldo festeja com os colegas
Grimaldo festeja com os colegas Bayer 04 Leverkusen
O antigo lateral-esquerdo do Benfica marcou o quarto golos nos últimos três duelos da Bundesliga. Dortmund deu a volta a desvantagem de dois golos e recuperou o quarto lugar ao Leipzig, que perdeu em Wolfsburgo (Tiago Tomás entrou no segundo tempo). Já sem Urs Fischer, o Union Berlim (Diogo Leite titular) empatou com o Augsburgo e somou a 16.º jogo consecutivo sem vencer antes de visitar o SC Braga na Liga dos Campeões.
A classificação da Bundesliga
A classificação da BundesligaFlashscore

Werder Bremen 0-3 Bayer Leverkusen

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com a exceção do Bayern de Munique, a equipa de Alonso está a deixar para trás todos os adversários que aparecem no caminho até agora, e os sinais de preocupação para o Bremen começaram cedo. Victor Boniface teve a bola na rede aos sete minutos, mas, para alívio das bancadas, o lance foi anulado por fora de jogo. Contudo, os visitantes não demoraram muito e abriram o marcador 120 segundos após o golo anulado. O cruzamento de Jonas Hofmann foi desviado inadvertidamente para a própria baliza por Olivier Deman, que enganou completamente no guarda-redes, enquanto o Leverkusen se adiantava.

O domínio da posse de bola e do território não deu muitas oportunidades ao Leverkusen durante grande parte do primeiro tempo. No entanto, o poderio na frente da baliza nunca foi posto em causa e, em cima do intervalo, aumentou a vantagem, com Jeremie Frimponmg a marcar o segundo golo da sua equipa.

O Werder parecia ter reduzido a desvantagem à passagem da hora através de Marvin Ducksch, mas o golo foi anulado por um fora de jogo incrivelmente apertado. A decisão contra o Werder pareceu ter dado ânimo aos anfitriões, que tiveram dificuldades para furar a defesa do Leverkusen na reta final da partida.

O jogo foi encerrado quando Alejandro Grimaldo, o melhor marcador em termos de defesas das cinco principais ligas europeias, marcou o terceiro golo num cruzamento/remate, apanhando a defesa do Bremen completamente desprevenida. A irrepreensível equipa de Alonso continuou a sua caminhada rumo ao primeiro título, mas a excelência do Bayern de Munique é tal que o Leverkusen está apenas a dois pontos do atual campeão.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Dortmund 4-2 Monchengladbach

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Sem ver a sua equipa perder em casa em qualquer competição desde agosto de 2022, a Muralha Amarela temeu duas derrotas consecutivas quando os Foals abriram uma vantagem surpreendente. Alassane Pléa, que entrou no meio-campo, passou uma bola perfeita para Rocco Reitz, que se esquivou de Nico Schlotterbeck e, com tranquilidade, mandou a bola para marcar pela segunda vez consecutiva. O Gladbach já não pensava mais em dez derrotas consecutivas no Westfalenstadion quando Manu Koné aproveitou um canto para fazer o segundo golo com um remate à entrada da área.

Mas essa complacência acabou a resultar numa notável e rápida reviravolta do Dortmund. Marco Reus começou o contra-ataque, combinando com Julian Brandt, permitindo que este último a cruzar para o poste mais distante, onde Marcel Sabitzer poderia finalizar. Os Schwarzgelben esperaram apenas dois minutos por essa resposta e, nesse espaço de tempo, empataram a partida de forma sensacional. Niclas Füllkrug foi o responsável, desta vez, por aproveitar a bola cabeceada por Jamie Bynoe-Gittens para colocar com maestria para o canto superior.

Sem querer ir para o intervalo empatado, a dupla trocou de papéis, e o inglês marcou um golaço dentro da área para encerrar um primeiro tempo emocionante. Sem marcar três vezes em três jogos consecutivos na Bundesliga há exatamente cinco anos, os visitantes tiveram de se esforçar para empatar, e foi de facto o Dortmund que teve o melhor jogo no início da segunda parte. Moritz Nicolas teve de estar em grande forma para negar o segundo golo a Füllkrug, antes de Reus acertar na barra com um livre bem batido.

A segunda parte terminou com Donyell Malen a rematar para a baliza vazia, depois de Nicolas se ter aventurado na marcação de um canto no último minuto. Apesar de um início instável, Edin Terzić ficará encantado por ver a sua equipa regressar às vitórias antes de um calendário extenuante que vê o Dortmund enfrentar equipas como o AC Milan, o Bayer Leverkusen e o Paris Saint-Germain nas próximas semanas. O Gladbach, por sua vez, perde a invencibilidade de quatro jogos, mas ainda está longe de correr perigo em uma temporada de transição.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Union Berlim 1-1 Augsburgo

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Foi uma ocasião histórica no Stadion An der Alten Försterei, com o Union a disputar o seu primeiro jogo desde a saída de Urs Fischer, com Marco Grote a ser acompanhado pela primeira treinadora adjunta da Bundesliga, Marie-Louise Eta. Kevin Behrens, que não marcava desde agosto, estava entre os que esperavam um novo amanhecer, mas foi impedido de marcar por Finn Dahmen, depois de ter aproveitado bem a bola de Robin Gosens.

Mesmo assim, depois de Phillip Tietz, do Augsburg, ter desperdiçado uma oportunidade promissora, o Fuggerstädter sofreu um duro golpe quando Robert Gumny foi expulso por lesão aos 23 minutos. Behrens teve então outra oportunidade ao subir bem para responder a um canto, mas cabeceou para fora. Poucos instantes depois de Robin Knoche ter defendido o Union, Gosens voltou a colocar a equipa em apuros com uma entrada precipitada sobre Arne Engels, concedendo uma grande penalidade que Ermedin Demirović converteu com frieza.

Dahmen correu corajosamente para impedir o remate de David Datro Fofana à queima-roupa, momentos antes do intervalo, e foi novamente chamado a intervir quando o Union foi premiado com uma grande penalidade, na sequência de uma queda desajeitada de Iago sobre Christopher Trimmel. O guarda-redes do Augsburgo não parou por aí, tendo-se baixado para defender o remate de Knoche. Pouco depois da hora de jogo, Gosens cabeceou de forma magistral, mas o lance não teve importância, pois o lateral estava em posição de impedimento.

Quando parecia que o Union estava destinado a sofrer a décima derrota consecutiva no campeonato pela primeira vez na sua história, Volland marcou o seu primeiro golo com a camisola do clube, aos 88 minutos, e garantiu um ponto que permitiu ao clube sair do último lugar da Bundesliga. O Augsburg ainda passou um quinto jogo consecutivo da Bundesliga invicto pela primeira vez desde o inverno de 2019 - fazendo isso nos primeiros jogos de Jess Thorup no comando - mas isso será de pouco consolo depois de não conseguir ver a vitória.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Wolfsburgo 2-1 RB Leipzig

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de ter perdido por 0-4 com o Borussia Mönchengladbach, naquele que foi o quinto jogo consecutivo sem vitória na Bundesliga, os Lobos não perderam tempo para fazer uma declaração de intenções. Com apenas nove minutos de jogo, Mattias Svanberg cruzou para Wind, que cabeceou com perfeição para o fundo das redes, dando ao Wolfsburg uma vantagem decisiva e chegando a dois dígitos em todas as competições da temporada.

O Wolfsburg estava na frente do  marcador, mas não parecia seguro. O sentimento de medo foi confirmado logo após o intervalo, quando Sebastiaan Bornauw foi penalizado por um puxão de camisa dentro da área. No entanto, o árbitro Robert Hartmann reverteu a decisão depois que o VAR inocentou o defesa belga.

O Wolfsburgo conseguiu manter a vantagem até ao intervalo, mas esta desapareceu sete minutos após o recomeço da partida. O avançado Loïs Openda conseguiu arranjar espaço suficiente dentro da área para assistir Yussuf Poulsen que marcou o primeiro golo da época. Pouco depois, Lovro Majer, do Wolfsburgo, viu o seu pedido de penálti ser rejeitado após uma disputa de bola na área, mas o Leipzig sentiu a mesma frustração aos 60 minutos, quando Openda viu um golo anulado por fora de jogo.

Os anfitriões aproveitaram o momento de desânimo para se reencontrarem com a vitória aos 67 minutos. Wind fez um passe dentro da área para Rogério, que rematou de forma impressionante para o canto superior direito da baliza do Leipzig, marcando o seu primeiro golo no futebol alemão e o seu primeiro desde junho de 2020.

No entanto, foi em vão, e o Wolfsburg fechou a loja com sucesso para adicionar mais uma vitória ao seu impressionante recorde em casa para 2023/24. Quanto ao Leipzig, foi pelos motivos errados que o primeiro marcador dos seus jogos fora de casa venceu pela sexta vez consecutiva. O Leipzig está em quinto lugar, mas os seus perseguidores mais próximos, o Hoffenheim e o Frankfurt, podem diminuir a diferença com vitórias na atual rodada da Bundesliga.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Eintracht Frankfurt 1-2 Estugarda

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Em termos defensivos, apenas os invictos Bayern de Munique e Bayer Leverkusen, que lideram a tabela, sofreram menos golos do que o Eintracht Frankfurt esta época. Apesar disso, Dino Toppmöller ficou claramente insatisfeito com o facto de a sua equipa ter sofrido dois golos contra o Werder Bremen na última jornada, deixando Hrvoje Smolčić no banco. A equipa foi apanhada de surpresa e ficou em desvantagem logo no primeiro minuto, com Undav a justificar novamente a decisão de manter o melhor marcador Serhou Guirassy no banco, ao passar por Kevin Trapp depois de ter dominado a bola cruzada por Enzo Millot.

Omar Marmoush, ex-jogador do Estugarda, estava muito confiante depois de ter marcado cinco golos nos últimos quatro jogos da Bundesliga. Depois de uma jogada de insistência, Marmoush acabou por se exceder, mas a equipa da casa empatou em circunstâncias espectaculares. Após uma má saída de Nübel, a bola sobrou para Philipp Max na esquerda. O cruzamento de primeira foi desviado de cabeça por Waldemar Anton, mas infelizmente para ele o desvio passou por cima de Nübel em uma sequência bizarra. Contra a corrente do jogo, os alemães ainda tiveram tempo de sair para o intervalo em vantagem, através da cabeça de Undav, que acenou com o dedo para o árbitro Felix Brych após ter sido assinalado fora de jogo.

No seu 344.º jogo no comando de um jogo da Bundesliga, o árbitro Brych foi a única alteração efectuada no intervalo, depois de ter magoado o tornozelo. Inevitavelmente, Guirassy, autor de 15 golos, também foi substituído por Sebastian Hoeneß, que procurava acabar com o jogo. Do outro lado, Anton não se deixou afetar pelo golo sofrido e organizou a sua defesa de forma admirável, limitando a equipa da casa a tentativas de longa distância.

Guirassy desperdiçou uma chance clara de golo no final do jogo, mas o Estugarda conseguiu segurar o resultado e encerrar uma série de três empates consecutivos em Frankfurt, com os adeptos a sonharem com o regresso à Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2009/10.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Friburgo 1-1 Darmstadt

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O Freiburg começou a partida de forma assertiva, com o guarda-redes do Darmstadt, Alexander Brunst-Zöllner, em estreia na Bundesliga, a ter de mostrar atenção. No entanto, foi o Darmstadt que abriu o marcador aos 19 minutos, com um remate ambicioso de Mathias Honsak em direção à baliza, que acabou por desviar em Philipp Lienhart e rolar por cima da linha de golo, para além da figura desamparada de Noah Atubolu.

Em busca de uma reação imediata, o Freiburg colocou Brunst-Zöllner em ação pela primeira vez na partida aos 30 minutos, quando Vincenzo Grifo chutou direto contra o antigo internacional sub-20. No entanto, não houve nada que o guarda-redes suplente do Darmstadt pudesse fazer para evitar que o Breisgau-Brasiliense empatasse a partida aos 35 minutos, quando Matthias Ginter avançou ameaçadoramente e cruzou para Lucas Höler, que teve a simples tarefa de rematar para uma baliza sem qualquer hipótese.

O Darmstadt saiu do vestiário confiante, já que Jannik Müller cabeceou para fora e Marvin Mehlem também chutou para fora do alvo defendido por Atubolu. Em resposta à tentativa do Die Lillen de recuperar a liderança, o astro japonês do Freiburg, Ritsu Doan, mandou um chute assustador para as arquibancadas atrás do gol.

Com o tempo a esgotar-se para qualquer uma das equipas encontrar um vencedor no final do jogo, o treinador do Darmstadt, Torsten Lieberknecht, lançou os dados com Oscar Vilhelmsson e Emir Karić a entrarem na luta para o último quarto de hora. No entanto, nenhuma das alterações feitas por Lieberknecht fez a diferença, já que Brunst-Zöllner desviou por cima da trave o cabeceamento de Maximilian Eggestein no segundo tempo.

Com o resultado, o Freiburg permanece em nono lugar, a quatro pontos do Hoffenheim, último classificado para as competições europeias. O Darmstadt, por sua vez, continua sem vencer fora de casa há mais de três décadas, mas certamente deixará o Estádio Europa-Park orgulhoso do seu trabalho.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform