Der Klassiker: Dortmund tem a oportunidade de se vingar do rival Bayern

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Der Klassiker: Dortmund tem a oportunidade de se vingar do rival Bayern

Dortmund evitou a derrota apenas três vezes nos últimos 18 confrontos com o Bayern
Dortmund evitou a derrota apenas três vezes nos últimos 18 confrontos com o BayernAFP
O Der Klassiker volta a ser disputado no sábado à noite e o Bayern de Munique tem a obrigação de vencer para manter viva a esperança de conquistar o 12.º título consecutivo da Bundesliga.

Siga as principais incidências do encontro

Tem sido uma época para esquecer para Bayern de Munique e Borussia Dortmund.

O Bayer Leverkusen, de Xabi Alonso, está a dez pontos do segundo classificado, enquanto o Borussia Dortmund está a dez pontos do quarto.

Além disso, as duas equipas foram eliminadas nos quartos de final da Taça da Alemanha.

Topo da Bundesliga
Topo da BundesligaFlashscore

Com a temporada pouco conseguida na Bundesliga e os jogos decisivos da Liga dos Campeões no horizonte, o clássico de sábado é intrigante.

Além de estar em jogo a vitória no Der Klassiker, a magnitude da disputa também representa a oportunidade perfeita para ambas as equipas criarem um impulso valioso rumo ao final da temporada.

O título por um fio

O Bayern quer ficar o mais próximo possível do Leverkusen, enquanto os jogadores de Xabi Alonso querem livrar-se do rótulo de Neverkusen e finalmente conquistar o seu primeiro título da Bundesliga.

Os bávaros ainda não desistiram de conquistar o 12.º título consecutivo do campeonato alemão, mas nenhuma equipa jamais superou uma desvantagem tão grande nesta fase da temporada. 

O ex-treinador do Dortmund espera que Harry Kane esteja totalmente apto para voltar a jogar depois de ter falhado os dois amigáveis de Inglaterra durante a pausa internacional.

As estatísticas de Kane
As estatísticas de KaneFlashscore

O inglês já balançou as redes 31 vezes em 26 jogos na Bundesliga e certamente está de olho no recorde de 41 golos de Robert Lewandowski.

Kane e Jamal Musiala são fundamentais para as esperanças dos bávaros de conquistar troféus esta temporada e a dupla terá de dar o melhor de si contra o Dortmund para manter o Bayern na briga.

O domínio recente do Bayern

Desde a conquista de dois títulos consecutivos em 2010/11 e 2011/12 sob o comando de Jürgen Klopp, o Dortmund continuou a ser a única equipa capaz de desafiar o Bayern no topo da Bundesliga.

A disputa entre os dois clubes tem sido fascinante, principalmente na temporada passada, quando o Bayern venceu o rival na última jornada graças a uma diferença de golos superior.

Dadas as pequenas margens que frequentemente separam as duas equipas, os confrontos diretos assumem um significado acrescido.

Os recentes confrontos entre as duas equipas
Os recentes confrontos entre as duas equipasFlashscore

Este facto tem-se revelado um grande obstáculo para o Dortmund, com os bávaros a vencerem 15 dos últimos 18 Der Klassikers, que remontam a agosto de 2017.

O Bayern tem o hábito de se impor nos confrontos entre os dois clubes, com várias derrotas pesadas para marcar a sua autoridade na rivalidade.

Basta olhar para o jogo no início desta temporada, quando um hat-trick de Kane ajudou o Bayern a uma goleada clara por 4-0 no Signal Iduna Park.

Dinâmica diferente para o Dortmund

Depois de quatro vitórias consecutivas antes da pausa internacional, o Dortmund quer manter a boa fase no jogo de sábado.

O Bayern mostrou-se vulnerável nos últimos meses, após derrotas surpreendentes frente a Werder Bremen e Bochum, o que pode encorar jogadores como Donyell Malen, Jadon Sancho e Marco Reus.

Além disso, apesar de estar envolvido numa disputa acesa pelos quatro primeiros lugares, o Dortmund pode encarar o jogo de sábado com mais liberdade do que o normal.

A equipa de Terzic perseguiu várias vezes o Bayern pelo título sabendo que uma derrota no Klassiker poderia ser fatal para as suas esperanças, mas desta vez os papéis snverteram-se e os bávaros sabem que uma derrota pode acabar com a perseguição ao líder Leverkusen. 

Será que os comandados de Edin Terzic conseguirão reverter a situação e acabar com o sonho do título do Bayern? Seria certamente um momento a recordar para todos os que estão ligados ao Dortmund.