O terrível recorde do Dortmund em Munique leva Terzic a pedir coragem para o Der Klassiker

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O terrível recorde do Dortmund em Munique leva Terzic a pedir coragem para o Der Klassiker
O treinador do BVB, Edin Terzic, abraça Mats Hummels
O treinador do BVB, Edin Terzic, abraça Mats HummelsAFP
Nove derrotas seguidas, oito golos marcados e 37 sofridos... O Borussia Dortmund tem um registo horrível em Munique e isso "tem de mudar" em nova edição do Der Klassiker, agendado para este sábado.

O péssimo registo do Borussia Dortmund em visitas ao Bayern de Munique também impressionou Edin Terzic. Por isso, o treinador do BVB evita fazer grandes declarações antes do clássico e baseia-se, de certa forma, no princípio da esperança. "Está simplesmente na hora. O jogo começa com 0-0", disse Terzic.

No entanto, o técnico de 41 anos não quer deixar o resultado do jogo de sábado, às 17:30, ao acaso. Afinal de contas, o que está em jogo é nada menos do que a participação na Liga dos Campeões. Uma 10.ª derrota consecutiva em Munique pode fazer com que a equipa caia para o quinto lugar.

"O nosso objetivo", sublinhou Terzic, "é ir a Munique no sábado e finalmente virar a maré". Para isso, a sua equipa tem de "jogar com coragem","ser diligente" em todas as fases do jogo e demonstrar "grande eficácia e resiliência".

Mas, mesmo assim, o sucesso contra o atual segundo classificado não está garantido. Nos últimos anos, Terzic percebeu que "o Bayern costuma fazer o seu melhor contra nós". Foi o que aconteceu na primeira volta, em que a equipa de Munique venceu por 4-0, com um hat-trick de Harry Kane. "Temos de tirar as conclusões corretas disso", exigiu Terzic.

Abril tem de tudo

Um calendário difícil aguarda os vice-campeões alemães nas semanas da verdade. Depois da visita ao Bayern, o Borussia Dortmund também terá de enfrentar as equipas do topo da tabela Estugarda, Leverkusen e RB Leipzig. Por isso, "independentemente da força do adversáriopode permitir mais nenhum deslize", disse Terzic, olhando para a tabela. O BVB está apenas um ponto à frente do Leipzig.

Dortmund não luta pelo campeonato, mas pelos lugares europeus
Dortmund não luta pelo campeonato, mas pelos lugares europeusFlashscore

Será interessante ver como Mats Hummels, Niklas Süle e companhia lidaram com o facto de não terem sido convocados para a seleção alemã. Depois das vitórias convincentes da Alemanha em França e contra os Países Baixos, será muito difícil serem convocados para o Euro-2024. Mas Terzic usou a situação a seu favor. Durante a pausa internacional, pôde trabalhar a tática com um plantel invulgarmente extenso.

Mas, em Munique, o que importa é a cabeça e, portanto, também o treinador adjunto Nuri Sahin. Afinal, ele estava em campo durante a última vitória do Dortmund no campeonato contra o Bayern, em abril de 2014 (0-3). Por isso, têm partilhado "ideias e pensamentos", disse Terzic.

Sebastian Kehl apelou à atitude dos jogadores, que recentemente alimentaram a sua confiança com quatro vitórias consecutivas ."É importante que mostremos a atitude e a energia certas nas próximas semanas", disse o diretor desportivo: "Todos no plantel sabem o que temos de enfrentar agora."

Os jogadores estão otimistas em relação à difícil tarefa que têm pela frente. "Se estivermos concentrados e trabalharmos duro, com certeza venceremos", disse Karim Adeyemi na entrevista à Sky. O avançado ignorou o mau registo: "Para mim, cada jogo é um novo jogo."