Kahn ensaguentado e um 7-0: Os melhores duelos entre Bayern e Friburgo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Kahn ensaguentado e um 7-0: Os melhores duelos entre Bayern e Friburgo
Christian Streich, treinador do Friburgo, e Thomas Tuchel, treinador do Bayern.
Christian Streich, treinador do Friburgo, e Thomas Tuchel, treinador do Bayern.Profimedia
Um Oliver Kahn ensanguentado, um lendário 1-5 e a maior derrota do Friburgo na Bundesliga: os encontros entre o Friburgo (SCF) e o Bayern (FCB) tiveram muitas vezes de tudo. Um resumo dos jogos mais emocionantes:

7 de agosto de 1993 - FCB 1-3 SCF

O Friburgo tinha acabado de ser promovido à Bundesliga pela primeira vez e defrontou imediatamente o adversário mais difícil possível. Na primeira jornada, a equipa de Breisgau enfrentou o campeão em título, com estrelas como Lothar Matthäus, Jorginho e Jan Wouters. Adolfo Valencia marca dois golos no Olympiastadion de Munique, enquanto o Friburgo apenas conseguiu um golo de consolação através de Oliver Freund, numa derrota por 3-1 - a sua primeira na primeira divisão.

27 de novembro de 1993 - SCF 3-1 FCB 

O Bayern também é claramente favorito no jogo da segunda mão com Matthäus, Olaf Thon e Thomas Helmer, mas Uwe Waßmer - descoberto por um certo Ottmar Hitzfeld - atira as estrelas para fora do Dreisamstadion com o hat-trick em terreno gelado (3-1)."Não passas de um fornecedor de pontos", ironizam os adeptos do SC. Um mês mais tarde, o treinador do Bayern, "Sir" Erich Ribbeck, tem de sair e o "Kaiser" Franz Beckenbauer assume o cargo.

23 de agosto de 1994 - SCF 5-1 FCB

O Bayern quer vingar-se, mas o excelente Rodolfo Cardoso marca aos 18 minutos e faz o 3-0 a favor do Friburgo . O resultado final foi de 5-1 e a estrela do Bayern, Jean-Pierre Papin, foi expulso com um cartão amarelo."Nós, jogadores, temos de olhar bem para nós próprios", repreendeu Matthäus,"o que aconteceu hoje deve dar a todos uma pausa para pensar".

12 de abril de 2000 - SCF 1-2 FCB

Antes do jogo, o público de Friburgo é homenageado como o "mais justo" do campeonato, mas depois as bananas obrigatórias voam para a área do guarda-redes do Bayern, Oliver Kahn - e logo mais.

Na fase final, um estudante de 16 anos atira uma bola de golfe à cabeça do internacional alemão. O jogo está prestes a ser abandonado, mas Kahn continua a jogar - e explode após a vitória por 2-1. O treinador Uli Hoeneß tem de conter o guarda-redes ensanguentado. Mais tarde, admite com mais calma:"Não são os adeptos ou os espectadores, são alguns".

10 de setembro de 2011 - FCB 7-0 SCF

Mario Gomez marca quatro golos, Franck Ribéry marca dois - os 7-0 na Allianz Arena são a maior derrota do Friburgo na Bundesliga até à data. Por acaso, o último golo foi marcado por um ídolo do clube de Streich: o Joker Nils Petersen (90'). 

4 de abril de 2023 - FCB 1-2 SCF

Thomas Tuchel desperdiçou o seu primeiro título como treinador do Bayern com uma derrota por 2-1 nos quartos de final da Taça da Alemanha, em Munique. A equipa da casa abriu o marcador com Dayot Upamecano, mas Nicolas Höfler e Lucas Höler, de grande penalidade, já nos descontos, viraram o resultado. O percurso do Friburgo na Taça termina em Berlim com uma derrota na final contra o RB Leipzig.