Os 10 gigantes invencíveis que o Bayer Leverkusen quer imitar

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Os 10 gigantes invencíveis que o Bayer Leverkusen quer imitar
Os Invencíveis de Arsène Wenger liderados por Thierry Henry
Os Invencíveis de Arsène Wenger liderados por Thierry HenryAFP
A sete jornadas do fim do Campeonato Alemão, o Bayer Leverkusen soma 23 vitórias e quatro empates na Bundesliga.

Além do sucesso no campeonato, a equipa de Xabi Alonso ainda não perdeu qualquer jogo na competição esta época e está há 39 jogos sem perder (34 vitórias e cinco empates). De facto, a última vez que perdeu foi na última jornada da Bundesliga 2022/23, contra o Bochum (0-3).

Com o título nacional praticamente na bagagem, o próximo objetivo da equipa farmacêutica é perseguir outras equipas lendárias que, no passado, conseguiram fechar a época sem uma única marca vermelha no seu registo.

O Flashscore traz-lhe algumas dessas equipas praticamente infalíveis.

A classificação da Bundesliga
A classificação da BundesligaFlashscore

Preston North End (1888/89)

Foram os primeiros campeões da Liga Inglesa de Futebol, a liga nacional mais antiga do planeta. Membros fundadores da competição, os Lilywhites atropelaram os seus adversários com um registo de 18 vitórias e quatro empates, marcando 75 golos e sofrendo apenas 15. Como cereja no topo do bolo, venceram a Taça de Inglaterra sem sofrerem qualquer golo.

Ajax (1918/19, 1994/95)

Por duas vezes, o clube de Amesterdão ficou invicto no campeonato neerlandês. A primeira, com 24 vitórias e seis empates. Na segunda, em meados da década de 90, o Ajax de Clarence Seedorf, Edgar Davids, Patrick Kluivert e companhia somou 27 vitórias e sete empates para dominar a Eredivisie. A segunda equipa culminou a época com a conquista da Taça dos Campeões Europeus, com uma vitória por 1-0 sobre o AC Milan na final.

Um Ajax inesquecível completou a sua invencibilidade na Eredivisie com a conquista da Taça dos Campeões Europeus em 1995
Um Ajax inesquecível completou a sua invencibilidade na Eredivisie com a conquista da Taça dos Campeões Europeus em 1995APA-PictureDesk via AFP

Racing de Avellaneda (1919)

Enquanto o campeonato argentino ainda era amador, La Academia venceu 13 vezes num campeonato de uma volta, em que participaram 14 equipas. Até o River Plate perdeu para a equipa de Avellaneda (1-2) nessa campanha histórica.

Nuremberga (1919/20, 1920/21, 1935/36)

A realidade social na Alemanha era muito sombria entre as décadas de 20 e 40, mas foram tempos dourados para o clube do norte da Baviera. O clube conquistou dois campeonatos consecutivos sem perder um único jogo em cada um deles (18 vitórias e três empates no total). Três anos antes do início da Segunda Guerra Mundial, voltou a terminar o campeonato alemão invicto, desta vez com um registo de 19 vitórias e sete empates.

Athletic Bilbao (1929/30)

Um dos três únicos clubes da história da LaLiga que não foram despromovidos para a segunda divisão, o Athletic Bilbao foi o primeiro a terminar a temporada invicto. Os Rojiblancos sagraram-se campeões com 20 golos de Gorostiza, 12 vitórias e seis empates.

Os onze do Athletic Club em 1930
Os onze do Athletic Club em 1930Athletic Club

Real Madrid (1931/32)

Depois do Athletic Bilbao, foi a vez daquele que é hoje o clube mais vitorioso de Espanha, com 35 títulos. Com Zamora na baliza, o então Real Madrid sagrou-se campeão da Liga com 10 vitórias, oito empates e três pontos de vantagem sobre os Leones.

Zamora, guarda-redes do Real Madrid
Zamora, guarda-redes do Real MadridReal Madrid/Archivo Diario ABC

AC Milan (1991/92)

Numa época muito mais próxima do futebol atual, Fábio Capelo liderou uma equipa imbatível. Com Marco van Basten no comando, e com Carlo Ancelotti, Frank Rijkaard e Paolo Maldini apoiando o ídolo neerlandês, os rossoneri chegaram a ter 12 pontos de vantagem sobre o segundo classificado da Série A, com 22 vitórias e 12 empates.

Arsenal (2003/04)

Talvez a primeira equipa que nos vem à cabeça quando pensamos numa época invicta. Os Invencíveis de Arsène Wenger encontraram o equilíbrio perfeito entre os golos de Thierry Henry e a muralha defensiva liderada por Patrick Vieira, para vencer a sempre competitiva Premier League com um registo de 26 vitórias e 12 empates. José Antonio Reyes fazia parte desse plantel e o jovem Cesc Fàbregas disputou dois jogos da Taça de Inglaterra.

O Arsenal venceu a Premier League de 2003/04 sem perder um único jogo
O Arsenal venceu a Premier League de 2003/04 sem perder um único jogoODD ANDERSEN/AFP

Juventus (2011/12)

A equipa de Turim conquistou o scudetto da Serie A graças a 23 vitórias e 15 empates. Ficou a quatro pontos do AC Milan. Antonio Conte liderou um plantel lendário que incluía jogadores como Del Piero, Buffon, Pirlo e Chiellini.

Celtic (2016/17)

A última equipa a conseguir uma época invicta na Europa foi o Celtic. Assinaram uma campanha histórica na liga que terminou com 106 pontos e 106 golos marcados, com uma ridícula diferença de golos de +81. Tudo isso deixou um registo de 34 vitórias e quatro empates para os Glaswegians.