Análise: Como se explica a maior média de golos da história da Premier League?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Análise: Como se explica a maior média de golos da história da Premier League?
Golo de Phil Foden contra o Brentford estabeleceu novo recorde na Premier League
Golo de Phil Foden contra o Brentford estabeleceu novo recorde na Premier LeagueAFP
Os emblemas da Premier League nunca marcaram tantos golos como esta temporada e só o campeonato neerlandês tem melhor média que o inglês na atual temporada entre as principais ligas europeias.

No último fim de semana, as equipas da primeira divisão inglesa marcaram 45 golos, o maior número na história numa jornada. O recorde anterior, de 44 golos, pertencia à segunda ronda da temporada 2020/21 e à 34.ª da temporada passada.

A jornada do último fim de semana ainda bateu o recorde de golos num só dia: o sábado teve 26 golos em cinco jogos, impulsionado pelo insano empate 4-4 entre o Newcastle e o Luton.

A temporada 2023/24 da Premier League tem a maior média de golos na história do torneio. Até agora, as formações apontaram 730 golos em 228 jogos: média de 3,20 por jogo.

A temporada passada terminou com média de 2,85 golos por jogo, com um total de 1.084 tentos.

Nas principais ligas europeias, apenas a Eredivisie tem uma média mais elevada. Com 577 bolas no fundo das redes em 20 rondas, a média nos Países Baixos é de 3,21 golos por jogo.

Média de golos atual
Média de golos atualFlashscore/Opta

A Bundesliga tem uma média quase idêntica à inglesa e à neerlandesa: 3,19. Após 20 jornadas, as turmas germânicas marcaram por 571 vezes em 179 jogos,

Tanto na Eredivisie, como na Bundesliga as médias continuam altas como no ano passado. O mesmo acontece com a LaLiga (média de 2,64 golos/jogo), a Serie A (2,55) e a Ligue 1 (2,51). Apenas a Premier League deu um salto enorme de uma temporada para a outra.

O porquê da chuva de golos

A resposta em Inglaterra pode estar no futebol ofensivo dos treinadores, escassez de excelentes defesas e equipas que não são simplesmente más a defender, como o Sheffield United – que já sofreu 59 golos.

Segundo dados dos nossos parceiros da Opta, divulgados pelo jornal inglês Guardian, a resposta mais provável está no tempo extra de jogo.

Os dados revelam que os jogos desta temporada da Premier League têm em média quase 3 minutos a mais do que na anterior.

Esta temporada deve bater o recorde de golos nos descontos
Esta temporada deve bater o recorde de golos nos descontosFlashscore/Opta

O tempo de descontos médio atual é de 11 minutos e 41 segundos por jogo – o que, assim como o número de golos, é recorde absoluto na liga.

Com os árbitros instruídos esta temporada a adicionar o tempo exato gasto em substituições, revisões do VAR, lesões e etc., há simplesmente mais minutos disponíveis para os jogadores marcarem.

Outro dado que mostra a Opta é que há mais bola em jogo esta temporada. A média atual é de 58 minutos e 31 segundos, contra 54 minutos e 52 segundos do ano passado.

E 9.2% de todos os golos surgiram em tempo de compensação. Até agora, foram 67 os remates certeiros depois dos 90 minutos. 

Arsenal e Liverpool foram os clubes que mais marcaram na fase complementar da partida, enquanto do lado oposto, só o Nottingham Forest é que não marcou depois dos 90 minutos.

Com garantia de muitos golos, a 24.ª jornada da Premier League começa este sábado com sete jogos.