Reportagem: Dreams FC sonha com a glória em África e não tenciona parar tão cedo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Reportagem: Dreams FC sonha com a glória em África e não tenciona parar tão cedo

O Dreams FC festeja com o Rivers United depois de ambas as equipas se terem qualificado no seu grupo da Taça da Confederação Africana
O Dreams FC festeja com o Rivers United depois de ambas as equipas se terem qualificado no seu grupo da Taça da Confederação AfricanaProfimedia
Um verdadeiro conto de fadas do futebol ganês está a desenrolar-se diante dos olhos de todos. O Dreams FC, clube fundado há apenas 14 anos em Dawu, está prestes a alcançar o impensável: chegar às meias-finais da Taça da Confederação Africana de Futebol, depois de vencer o Stade Malien por 2-1 no Mali, na primeira mão dos quartos de final.

Numa época em que o futebol ganês enfrentou a sua quota-parte de desafios, surgiu um herói inesperado no palco continental. O Dreams, o único representante do país da África Ocidental nas competições interclubes da CAF, desafiou todas as probabilidades para abrir um caminho incrível na sua primeira participação na Taça da Confederação CAF.

Este feito notável marca a primeira vez em duas décadas que um clube ganês avança para a fase a eliminar de uma grande competição da CAF, provocando ondas de choque no futebol africano e acendendo as esperanças de um triunfo sem precedentes.

O desempenho do clube na segunda divisão africana tem sido inspirador. Jogo após jogo, a equipa de Dawu superou o seu peso, matando gigantes e transformando sonhos em realidade.

A ascensão meteórica do Dreams no cenário continental é uma verdadeira história de underdog. Fundado em 2009, o clube teve de subir do terceiro escalão do país para conquistar o seu lugar na primeira divisão na época de 2015/16.

Embora o seu percurso no futebol nacional tenha rendido apenas um troféu importante - a Taça da Federação Ganesa de Futebol -, as façanhas do Dreams na Taça da Confederação conquistaram os corações e as mentes dos ganeses, que ansiavam por uma história de bem-estar no meio das recentes controvérsias.

O triunfo na Taça da Confederação na época passada é a razão pela qual os Still Believe Boys estão na competição continental. O clube teve de superar o Milo FC e o Kallon na fase preliminar para se tornar a primeira equipa ganesa a chegar à fase de grupos da Taça da Confederação Africana desde 2019.

O Dreams teve um despertar rude no seu primeiro jogo da fase de grupos, perdendo por 2-0 frente ao Club Africain. No entanto, três vitórias consecutivas contra o Rivers United e a Académica, em casa e fora, colocaram o clube ganês no controlo total do Grupo C.

No final das contas, o Dreams fez o suficiente para ficar em primeiro lugar no grupo na sua campanha de estreia e garantir uma vaga nos quartas-de-final da competição.

As contas do grupo do Dreams FC
As contas do grupo do Dreams FCFlashscore

A sensação no clube é de que eles podem continuar a fazer história. Os membros da equipa estão cautelosamente otimistas e acreditam que a falta de informação geral sobre o Dreams joga a seu favor. A equipa é uma surpresa na competição e continua a superar as expectativas sob a orientação do experiente Abdul-Karim Zito.

Grande parte do sucesso do Dreams FC pode ser atribuída à liderança astuta de Zito. Um tático ganês experiente, com experiência no comando de clubes como o Asante Kotoko, Accra Hearts of Oak, Feyenoord Academy (WAFA), King Faisal e Medeama, além de ter vencido a Taça das Nações Africanas (AFCON) com a seleção de sub-20 do Gana, Zito moldou uma unidade extremamente competitiva que se destacou ao longo da competição.

"Levo as coisas jogo a jogo. Estou nos quartos de final da Taça das Confederações da CAF e da Taça. Quando chegar às meias-finais é que terei uma ideia se podemos chegar à final. Por enquanto, estou a trabalhar arduamente para fazer tudo o que sei fazer de melhor para chegarmos aos quartos de final de ambas as competições", disse ao Flashscore.

Em campo, o Dreams tem sido um modelo clássico de trabalho de equipa resolvido, disciplina tática e reservas ilimitadas de autoconfiança. Um dos jogadores que personificam a cultura do clube é Abdul Aziz Issah, que veio da formação do clube.

A presença do talismã de 19 anos está no centro do conto de fadas do Dream FC. Ele encantou os espectadores com as suas atuações brilhantes, liderando a lista de melhores marcadores com quatro golos e duas assistências na Taça das Confederações.

"Não há pressão sobre mim, estou apenas concentrado em jogar futebol", afirma Issah

Dois golos fora de casa contra o Stade Malien significam que o Dreams está com um pé nas meias da competição, mas o diretor-geral do clube, Armeenu Shadow, alerta para que a equipa não se precipite.

A forma recente do Dreams
A forma recente do DreamsFlashscore

"O resultado representa um enorme desafio psicológico. Algumas equipas obtêm bons resultados na primeira mão, mas acabam por se acomodar e perdem. É isso que estamos a tentar evitar", afirmou.

Toda a fraternidade do futebol ganês vai apoiar o Dreams, já que o treinador do Chelsea de Berekum, Samuel Boadu, diz que uma vitória do clube beneficiará o país em termos de vagas de qualificação para a África na próxima temporada.

"Espero que o Dreams FC ganhe a Taça da Confederação Africana para que possamos obter mais vagas", anotou.

A segunda mão contra o Stade Malien será o maior jogo da história do Dreams. O seu percurso de conto de fadas conquistou os corações e as mentes dos ganeses. Uma nação acostumada a torcer por clubes de peso como Asante Kotoko e Hearts of Oak abraçou os underdogs de Dawu.

Independentemente do resultado de domingo, as façanhas do Dreams FC galvanizaram uma nação e provaram que o incrível é possível através da crença, do trabalho árduo e do belo sonho que é o futebol.

Acompanhe a segunda mão com o Flashscore.