Do sonho ao pesadelo: Zâmbia vergada pelo Japão (0-5)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Do sonho ao pesadelo: Zâmbia vergada pelo Japão (0-5)

Endo celebra o golo diante da Zâmbia
Endo celebra o golo diante da ZâmbiaAFP
Em estreia na prova, a seleção africana sofreu a maior derrota da competição até ao momento. Campeãs do mundo em 2011, as nipónicas somaram o triunfo mais dilatado em Mundiais desde 2003.
As notas das jogadoras
As notas das jogadorasFlashscore

A equipa asiática dominou a posse de bola desde o início, com Aoba Fujino a ser a principal arma ofensiva. A atacante teve duas grandes oportunidades para abrir o marcador nos primeiros 10 minutos, primeiro com um remate que passou por cima da barra e depois com um disparo de longe que acertou na trave.

Mina Tanaka teve um golo anulado por fora de jogo, enquanto a guarda-redes da Zâmbia, Catherine Musonda, fez outra bela defesa a um disparo desviado de Fuka Nagano. As Rainhas do Cobre, que participam pela primeira vez num Mundial, percebiam o perigo, pois não conseguiam sair do seu próprio campo, e a organização defensiva acabou por ser quebrada aos três minutos do segundo tempo, quando Miyazawa converteu um cruzamento de Fujino de dentro da área.

Zâmbia jogou com o bloco recuado
Zâmbia jogou com o bloco recuadoOpta by Stats Perform, AFP

A Zâmbia estava com sorte, já que um golo de Tanaka e um penálti assinalado por falta de Musonda sobre Fujuno foram ambos anulados por fora de jogo. Mas Tanaka acabaria por ter a sua terceira oportunidade de marcar, ao converter o cruzamento de Jun Endo e aumentar a vantagem japonesa.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Por esta altura, a equipa de Bruce Mwape estava desorientada, e o Japão fez o 3-0 pouco depois da marca dos 60 minutos, quando Miyazawa bisou. Endo, depois de invadir a área, mandou a bola para o fundo da rede e ampliou a vantagem para quatro, enquanto Martha Tembo evitou que Riko Ueki marcasse o quinto golo.

O golo acabou por chegar nos acréscimos, quando Musonda derrubou Ueki na área, cometendo um penálti que lhe valeu o segundo amarelo e consequente expulso. Ueki converteu o penálti à segunda tentativa (na primeira acertou na trave, mas Eunice Sakala adiantou-se e obrigou à repetição) para encerrar uma noite de pesadelo para a Zâmbia, que sonhava em surpreender na estreia no Campeonato do Mundo, mas acabou por não conseguir fazer um único remate e caiu com uma pesada derrota, enquanto o Japão pode garantir o seu lugar nos oitavos de final se vencer a Costa Rica na quarta-feira.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform