Federação de Futebol do Canadá corre o risco de falência

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Federação de Futebol do Canadá corre o risco de falência
Os jogadores de futebol canadianos correm o risco de ter de falhar os próximos jogos
Os jogadores de futebol canadianos correm o risco de ter de falhar os próximos jogosProfimedia
A Federação Canadiana de Futebol encontra-se com sérios problemas financeiros e está a considerar a possibilidade de declarar falência. Numa entrevista à TSN, Jason de Vos, o secretário-geral interino, assumiu a situação preocupante.

Com a equipa masculina (com Steven Vitória, mas em Eustaquio) a participar na Gold Cup e a feminina a preparar a ida para o Mundial-2023, na Austrália e Nova Zelândia, a falta de financiamento está a ser um grave problema da entidade que financia o futebol canadinano. Em cima está mesmo a hipótese de falhar os encontros internacionais que se vão disputar no outono.

"Temos grandes problemas. Ainda não há perigo imediato, mas estamos a analisar o que significaria a declaração de falência e o impacto que teria na nossa organização", disse de Vos. Ele advertiu que considera a falência apenas como um último recurso: "Não temos receitas suficientes para manter os programas de formação de treinadores de jovens, de formação de árbitros ou para gerir as selecções nacionais de jovens e de seniores".

Por isso, segundo de Vos, o futebol feminino canadiano corre o risco de disputar apenas dois jogos de play-off no outono para se qualificar para os Jogos Olímpicos de Paris. As medalhadas de ouro dos Jogos de Tóquio vão defrontar a Jamaica.

As reservas financeiras da federação canadiana desceram para 2,4 milhões de dólares (cerca de 2,2 milhões de euros) no final de 2022. Um ano antes, estavam nos 7,1 milhões de dólares (6,5 milhões de euros), segundo a TSN. Como resultado, o governo ordenou uma auditoria para examinar as finanças da federação entre 2017 e 2023.