FIFA revela o local da final do Mundial-2026 no domingo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FIFA revela o local da final do Mundial-2026 no domingo

Dallas é a grande favorita a receber final do Mundial-2026
Dallas é a grande favorita a receber final do Mundial-2026AFP
Com Dallas como favorita, a FIFA vai revelar no domingo o local da final do Mundial-2026, durante o anúncio do calendário de jogos do torneio. Esta será a priemira edição a reunir 48 seleções.

O evento também deverá confirmar a cidade que sediará o jogo de abertura deste Mundial que será coorganizada por Estados Unidos, México e Canadá. Segundo a imprensa norte-americana, o AT&T Stadium (80 mil espectadores), casa da equipa de futebol americano Dallas Cowboys, é o favorito para sediar a final no dia 19 de julho.

Entre os locais que disputaram a decisão está também o MetLife Stadium (82,5 mil espectadores) em East Rutherford (Nova Jersey), onde competem o New York Giants e o New York Jets da NFL.

O adversário da Costa Oeste é Los Angeles (Califórnia), cidade que sediou a final do Mundial-1994, na qual o Brasil venceu a Itália no desempate por penáltis, no Rose Bowl. Em vez deste campo centenário, Los Angeles agora receberá com o novíssimo SoFi Stadium (70 mil espectadores), considerado o estádio mais caro do mundo e casa dos Rams e dos Chargers da NFL. A FIFA, no entanto, exigiu algumas modificações neste local que podem dificultar a seleção para a final.

Final indoor

A proposta de Dallas pode contar a seu favor com a cobertura do AT&T Stadium, que permite manter a temperatura interna protegida do forte calor que costuma ocorrer no verão. A FIFA nunca organizou uma final de um Mundial num local coberto.

A cidade texana, embora não tenha o reconhecimento e glamour de Los Angeles ou Nova York, também apresentou como argumentos a sua proximidade e laços estreitos com o México, outro dos países organizadores.

Por sua vez, os responsáveis ​​pela candidatura Nova Jersia/Nova Iorque destacaram a experiência e infra-estruturas da zona para acolher grandes eventos internacionais, bem como a rede de transporte e um fuso horário mais amigável para os adeptos europeus.

A taça poderá ser erguida em Dallas
A taça poderá ser erguida em DallasProfimedia

Enquanto os locais americanos competem pela nomeação para a final, o icónico Estádio Azteca da Cidade do México, recentemente remodelado, há muito é considerado o local mais provável para a cerimónia e jogo de abertura de 9 de junho de 2026. O recentemente remodelado Azteca vai-se tornar no primeiro estádio a sediar jogos de três Mundiais diferentes em 2026, depois de ter sido a sede das finais de 1970 e 1986.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, revelará o calendário de jogos em evento no domingo. As 16 sedes da Copa do Mundo são: Atlanta, Boston, Cidade do México, Dallas, Filadélfia, Guadalajara, Houston, Kansas City, Baía de São Francisco, Los Angeles, Miami, Monterrey, Nova York/Nova Jersey, Seattle, Toronto e Vancouver.