Mundial-2026: Abertura no Estádio Azteca, final vai ser em Nova Iorque

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mundial-2026: Abertura no Estádio Azteca, final vai ser em Nova Iorque
Foram reveladas as sedes do Mundial-2026
Foram reveladas as sedes do Mundial-2026FIFA
Espera-se que cerca de 6 milhões de adeptos acorram em direto aos estádios do Canadá, México e EUA no verão de 2026. O calendário de jogos acaba de ser anunciado, desde a abertura na capital mexicana até ao jogo final em East Rutherford, nos arredores de Nova Iorque, no MetLife Stadium!

Três anfitriões, três aberturas

A FIFA anunciou os detalhes do calendário do Campeonato do Mundo de 2026 no domingo à noite e, como esperado, o jogo de abertura - marcado para 11 de junho - recaiu sobre o icónico Estádio Azteca, na Cidade do México.

É certo que os sonhos dos adeptos da América Central incluíam uma terceira final no México (depois de 1970 e 1986), mas o jogo mais importante parecia reservado aos Estados Unidos desde o início. A simbólica abertura do maior Campeonato do Mundo da história é também uma forma de homenagear o templo do futebol mexicano, com, naturalmente, a equipa da casa.

O México já recebeu o Campeonato do Mundo masculino duas vezes, os EUA pelo menos uma vez, mas nunca na história o maior torneio de futebol do mundo se realizou no Canadá. Por conseguinte, a abertura simbólica para os canadianos terá lugar no segundo dia do torneio, 12 de junho. Os anfitriões defrontarão os seus rivais no BMO Field, em Toronto. Assim como Vancouver (BC Place), Toronto receberá cinco partidas.

Com o México a começar na zona central (geograficamente) e o Canadá na zona leste, resta aos Estados Unidos abrir as suas lutas na zona oeste. E já que é no oeste, é necessariamente em Los Angeles, no mais caro estádio do mundo, o SoFi Stadium. O primeiro jogo dos EUA também terá lugar a 12 de junho de 2026, um dia depois da estreia do México.

Torneio dividido em zonas geográficas

No total, haverá 72 jogos da fase de grupos em 2026, divididos em 16 estádios, com quatro a cinco partidas em cada um deles. O Canadá receberá a menor parte, com duas cidades (Toronto e Vancouver), o México terá mais uma sede (Ciudad de México, Guadalajara e Monterrey) e 11 cidades dos Estados Unidos dividirão entre si todas as partidas restantes (Los Angeles, São Francisco, Seattle, Atlanta, Dallas, Houston, Kansas City, Miami, Boston, Nova Iorque/Nova Jérsia e Filadélfia).

Para minimizar a necessidade de viajar através do continente, o torneio é dividido verticalmente, ou seja, a costa oeste dos EUA e do Canadá, o centro incluindo a Cidade do México, e a costa leste dos EUA e do Canadá.

No total, incluindo a fase a eliminar, serão disputados 104 jogos. Algumas cidades só poderão contar com jogos da fase de grupos, sendo que o Estádio AT&T, em Dallas, receberá o maior número de duelos - nove. No entanto, não é a metrópole texana que receberá o jogo da chave.

A final do Campeonato do Mundo de 2026 terá lugar a 19 de julho, em East Rutherford, nos arredores de Nova Iorque, no MetLife Stadium! Pouco antes, o duelo pelo terceiro lugar será disputado pelas duas selecções nacionais no Hard Rock Stadium, em Miami.