Copa América: sorteio da fase de grupos acontece esta quinta-feira

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Copa América: sorteio da fase de grupos acontece esta quinta-feira
Copa América pode marcar despedida de Messi pela seleção argentina
Copa América pode marcar despedida de Messi pela seleção argentinaAFP
Dez equipas sul-americanas e seis convidadas da CONCACAF conhecem os seus adversários na fase de grupos da Copa América-2024 esta quinta-feira , num sorteio que vai ser realizado em Miami, nos Estados Unidos da América.

O sorteio da 48.ª edição da Copa América, que vai ser disputada entre 20 de junho a 14 de julho, acontece esta quinta-feira, no James L. Knight Center, em Miami.

Escolhida para sediar a final do torneio, essa cidade de influência latina tem vivido uma febre futebolística sem precedentes desde a contratação de Messi pelo Inter Miami a meio de 2023.

Jamaica tem presença garantida na Copa América
Jamaica tem presença garantida na Copa AméricaAFP

O torneio de seleções mais antigo do mundo regressa aos Estados Unidos, oito anos após a edição do Centenário, e mais uma vez abre as suas portas para as equipas da CONCACAF. Além dos EUA, México, Panamá e Jamaica já confirmaram a sua presença.

A Copa América dará início a uma sucessão de grandes eventos de futebol organizados pelo país norte-americano, que vai receber o Mundial de Clubes- 2025 e culmina com o Mundial-2026, co-organizado pelos vizinhos México e Canadá.

México está apurado para a Copa América
México está apurado para a Copa AméricaAFP

A chegada de Messi à MLS é outro pilar dessa estratégia para consolidar o futebol no maior mercado desportivo do mundo, embora o principal objetivo do oito vezes ganhador da Bola de Ouro, no momento, seja vencer com a sua seleção nacional.

O campeão do Mundo está, provavelmente, a preparar-se para a última Copa América e está determinado a encerrar esse capítulo com a defesa do título conquistado em 2021, no Brasil.

Panamá superou Costa Rica para se qualificar para a Copa América-2024
Panamá superou Costa Rica para se qualificar para a Copa América-2024AFP

 EUA e México no pote 1

No sorteio de quinta-feira, as 16 equipes serão divididas em quatro grupos de quatro equipas. A Argentina fica no Grupo A, como atual campeã, e o México no Grupo B, como vencedor da Gold Cup, da CONCACAF.

Os Estados Unidos da América, que lideram o ranking da CONCACAF, ficam no Grupo C e o Brasil, que lidera o ranking da CONMEBOL, no Grupo D.

O Pote 2 será composto por Uruguai, Colômbia, Equador e Peru; o Pote 3 será composto por Chile, Panamá, Venezuela e Paraguai, e o Pote 4 tem as seleções da Jamaica, Bolívia e duas equipas da CONCACAF ainda a serem definidas.

Argentina vai defender título conquistado em solo brasileiro
Argentina vai defender título conquistado em solo brasileiroAFP

Essas duas vagas serão determinadas pelas partidas de repescagem entre Canadá e Trinidade e Tobago e Costa Rica e Honduras, no dia 23 de março de 2024.

Os dois primeiros classificados de cada grupo seguem para os quartos de final, que serão disputadas de 4 a 6 de julho. As meias-finais vão realizar-se nos dias 9 e 10, a disputa do terceiro lugar no dia 13 e a grande final no dia 14, no Hard Rock Stadium, casa dos Miami Dolphins da NFL, com capacidade para 65.000 pessoas.

Estádio da final tem capacidade para 65 mil pessoas
Estádio da final tem capacidade para 65 mil pessoasAFP

Pré-Mundial com incógnitas

Além da tentativa de Messi, então com 37 anos, de manter o título em Miami, a Copa América promete uma série de histórias emocionantes, com alguns dos maiores nomes do futebol atual e algumas das equipas mais fortes do planeta.

"Vai ser um grande torneio com um nível importante e pode ser como um pré-Mundial", previu o técnico do México, Jaime Lozano, na semana passada.

Presença de Neymar é uma das dúvidas da Copa América
Presença de Neymar é uma das dúvidas da Copa AméricaAFP

A principal dúvida do torneio é mesmo o Brasil. Além da questão em torno de Neymar, que ainda de uma lesão no joelho, a maior incógnita está mesmo no selecionador.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda tenta a contratação do técnico italiano Carlo Ancelotti, uma vez que o contrato com o Real Madrid termina no final de junho de 2023.

O Chile também vai para o sorteio sem um substituto permanente para Eduardo Berizzo, que se demitiu do cargo durante a qualificação para o Mundial-2026.

Torneio vai marcar despedida de Di María da seleção argentina
Torneio vai marcar despedida de Di María da seleção argentinaAFP