Riazor quer ser um estádio do Mundial-2030: conheça o projeto para a nova casa do Dépor

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Riazor quer ser um estádio do Mundial-2030: conheça o projeto para a nova casa do Dépor
O projeto do novo estádio do Dépor para estar no Mundial-2030
O projeto do novo estádio do Dépor para estar no Mundial-2030Profimedia
Com a inclusão de um terceiro anel e a ampliação da capacidade dos dois existentes, o estádio galego atingiria uma capacidade de 48.015 espectadores.

Um projeto de 90 milhões de euros para fazer de La Coruña uma das cidades que acolherá os jogos do Mundial-2030, organizado por Espanha, Portugal e Marrocos.

Pelo menos é este o plano que a Câmara Municipal da Corunha tem em mente para convencer a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), segundo informações da Deportes Cope.

Para levar a cabo a renovação do estádio onde o Dépor disputa os seus primeiros jogos da RFEF, o primeiro passo, segundo o projeto, seria baixar o nível do campo para ter margem de manobra na hora de aumentar a capacidade, que seria alargada em mais de 15.000 lugares.

Este rebaixamento do campo seria acompanhado da demolição da atual bancada e de uma escavação para ganhar espaço por baixo da mesma. A Tribuna, o Marathón e o Pabellón manter-se-iam, mas tendo sempre em conta que ficariam por baixo do novo terceiro anel, que proporcionará mais 13.458 lugares para ultrapassar o mínimo de 40.000 lugares exigido pela FIFA para os estádios do Campeonato do Mundo.

Por outro lado, está previsto dotar o Riazor de 34 camarotes VIP, com acesso direto do exterior à parte inferior do estádio, para estacionamento subterrâneo, algo que atualmente não existe.

Muitos rivais

Tal como La Coruña quer ser a sede galega do Campeonato do Mundo de 2030, Vigo também luta pelo mesmo privilégio com o Balaídos, casa do Celta. A Espanha partilha a organização do Mundial com Portugal e Marrocos, pelo que só poderá apresentar 11 estádios, e alguns dos candidatos ficarão de fora.

Atualmente, 15 estádios em 13 cidades aspiram a fazer parte do evento mundial em 2030. São eles Riazor, Balaídos, El Molinón, San Mamés, Reale Arena, La Romareda, Camp Nou, Stage Front Stadium, Santiago Bernabéu, Metropolitano, Mestalla, Enrique Roca, La Rosaleda, La Cartuja e Gran Canaria.