Samuel Eto'o denuncia contratação "ilegal" de Marc Brys como selecionador dos Camarões

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Samuel Eto'o denuncia contratação "ilegal" de Marc Brys como selecionador dos Camarões
Marc Brys foi nomeado treinador da equipa dos Camarões na terça-feira
Marc Brys foi nomeado treinador da equipa dos Camarões na terça-feiraAFP
O presidente da Federação Camaronesa de Futebol escreveu ao Ministério dos Desportos do país para denunciar a nomeação "ilegal" do belga Marc Brys como novo treinador da seleção nacional.

"A federação nacional (FECAFOOT) não pode reconhecer estas nomeações feitas fora de qualquer quadro legal e regulamentar", afirmou Eto'o, que é o melhor marcador de sempre dos Camarões, numa carta tornada pública na quarta-feira.

A FECAFOOT, lamentou não ter estado envolvida "nem de perto, nem de longe" no processo de seleção do novo treinador e da sua equipa. Segundo a federação, o ato é contrário a um decreto presidencial relativo à organização das equipas nacionais de futebol dos Camarões, que especifica que a entidade é responsável pela sua gestão.

A federação disse não ter recebido qualquer resposta à sua lista de candidatos propostos, expressando a sua "grande surpresa" na quarta-feira perante aquilo a que chamou uma decisão "unilateral" do ministério dos desportos de nomear Brys, de 61 anos, no dia anterior.

Brys, que já treinou vários clubes na Bélgica, Países Baixos e Arábia Saudita, sucede a Rigobert Song, cujo contrato não foi renovado por Eto'o depois de os Camarões terem sido eliminados nos oitavos de final da Taça das Nações Africanas deste ano.

Brys é o terceiro belga a assumir o comando dos Camarões. O último foi Hugo Broos, que levou o país ao seu quinto título da CAN em 2017.

Os Leões Indomáveis retomam a campanha de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026 em junho. Atualmente, estão no topo do Grupo D, após uma vitória sobre as Maurícias e um empate fora com a Líbia.