Mundial sub-20: Uruguai vence Itália (1-0) e é campeã do Mundo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mundial sub-20: Uruguai vence Itália (1-0) e é campeã do Mundo

Luciano Rodriguez marcou o golo da vitória do Uruguai aos 86 minutos
Luciano Rodriguez marcou o golo da vitória do Uruguai aos 86 minutosAFP
O Uruguai é o novo campeão do Mundo de sub-20, depois de ter vencido este domingo a Itália, na final da competição, por 1-0, no Estádio Unico Diego Armando Maradona, em La Plata. O golo da vitória chegou aos 86 minutos, da autoria de Luciano Rodriguez, avançado do Liverpool de Montevideo.

Recorde as incidências da partida

Pela primeira vez, Itália e Uruguai chegaram à final do Campeonato do Mundo de Sub-20, numa final no Estádio Único Diego Armando Maradona, mais uma vez com um terreno em muito más condições.

O treinador italiano, Nunziata apostou num 4-3-2-1, inserindo mais um médio (Giacomo Faticanti) e menos um lateral, deslocando Samuel Giovane para o lado esquerdo e Riccardo Turicchia para a direita. Saiu do onze o avançado Francesco Pio Esposito e entrou Simone Pafundi.

No Uruguai, em comparação com a meia-final contra Israel, Luciano Rodriguez entrou no lugar de Ignacio Sosa.

Onzes e notas finais dos jogadores
Onzes e notas finais dos jogadoresFlashscore

A primeira parte

A primeira parte para a Itália foi complicada. O Uruguai dominou o campo durante largos períodos, dominou fisicamente os rapazes de Nunziata e esteve perto de inaugurar o marcador na sequência de um pontapé de canto. Valeu Sebastiano Desplanches, a defender o cabeceamento de Anderson Duarte.

Foi o único grande lance de golo dos primeiros quarenta e cinco minutos, em que ambas as equipas tiveram pouco espaço.

A Itália defendeu-se bem e quase não foi vista no ataque: a única oportunidade potencial surgiu num remate de Pafundi, de longe, com o pé esquerdo, que foi, no entanto, desviado por um defesa adversário.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

A segunda parte

A segunda parte começou como tinha terminado a primeira, com a Azzurra a sofrer. Mas com uma alteração: Mattia Zanotti no lugar de Faticanti, com o onze italiano a regressar à velha formação.

Essa não foi, porém, a única mudança de Nunziata, que pouco depois colocou Esposito e Daniele Montevago nos lugares de Giuseppe Ambrosino e Pafundi, mudando assim completamente a cara do ataque italiano.

No entanto, a Itália nunca conseguiu ter a posse de bola e criar ocasiões de perigo, em muito devido ao estado do relvado, cada vez mais complicado.

A dez minutos dos 90, a Itália correu o risco de ficar reduzida a dez, por uma falta grave cometida por Matteo Prati, mas o árbitro, depois de ter mostrado o cartão vermelho, mudou a sua decisão e ficou-se pelo amarelo.

A Itália continuava em igualdade numérica, mas aos 86 minutos ficou mesmo em inferioridade no marcador, num lance de bola parada, após um ressalto na sequência de um pontapé de canto, com Luciano Rodriguez a surgir ao segundo poste para a finalização final, que ainda foi ao VAR para ser validada.

A alegria de Luciano Rodriguez após o golo A
A alegria de Luciano Rodriguez após o golo AAFP

Haveria tempo para a Itália reagir, sim, uma vez que ainda houve onze minutos de compensação. A reacção da Azzurra, porém , nunca chegou, e foi mesmo Desplanches quem salvou o 2-0 do Uruguai.

O Uruguai, ‘vice’ em 1997 e 2013 e terceira em 1979, venceu pela primeira vez o Mundial sub-20, sendo a 12.ª seleção a conquistar a competição, criada em 1977, num ranking liderado pela Argentina, com seis títulos, contra cinco do Brasil e dois de Portugal (1989 e 1991) e da Sérvia (um como Jugoslávia).