Sub-21: UEFA visitou Eslováquia e mostrou-se satisfeita com as infraestruturas para o Euro 2025

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sub-21: UEFA visitou Eslováquia e mostrou-se satisfeita com as infraestruturas para o Euro 2025
Os jovens vão disputar o troféu nos estádios eslovacos
Os jovens vão disputar o troféu nos estádios eslovacosProfimedia
Nos últimos dias, uma delegação da União Europeia das Associações de Futebol (UEFA) chegou à Eslováquia para a sua primeira inspeção oficial no âmbito da organização do Campeonato da Europa de sub-21 em 2025.

Pela primeira vez desde a mudança para um modelo de 16 equipas para o torneio final, o Campeonato da Europa será disputado num só país. A SFZ criou, portanto, uma empresa subsidiária, a SFZ Event, para cobrir toda a organização do Campeonato da Europa. Mais de 20 meses antes do evento, representantes da UEFA visitaram a Eslováquia e, juntamente com a equipa da SFZ Event, inspeccionaram todas as infraestruturas, desde os estádios aos hotéis e campos de treino.

"Esta foi a primeira de quatro visitas oficiais e planeadas pela UEFA. O objetivo era conhecer o estado atual dos estádios e campos de treinos, que reportámos quando apresentámos a candidatura para a organização do campeonato, e também os hotéis que serão utilizados pelas equipas, árbitros e representantes da UEFA", disse Mária Berdisová, diretora executiva da SFZ Event, que é também membro do Comité Executivo da UEFA, ao explicar a presença de duas semanas dos representantes da UEFA.

Após a visita, os organizadores receberão um relatório da UEFA, que mostrará a situação atual das infraestruturas do seu ponto de vista e também informações sobre o que precisa de ser melhorado ou completado nos estádios, para que os recintos cumpram os elevados padrões exigidos pela UEFA.

"A primeira visita dos representantes da UEFA decorreu sem complicações, identificámos os pontos que necessitam de mais trabalho. No entanto, não existem problemas de maior que possam pôr em causa a realização do campeonato em qualquer dos locais propostos. De um modo geral, os representantes da UEFA mostraram-se satisfeitos com as nossas infra-estruturas de futebol e com o facto de estarmos preparados para acolher o torneio final", declarou Berdis à SFZ.

Os eslovacos terão a vantagem de jogar em casa
Os eslovacos terão a vantagem de jogar em casaFlashscore

Tem havido informação pública de que o estádio de Prešov, onde se vão disputar vários jogos, não estará concluído na altura do torneio. No entanto, o diretor executivo da SFZ Event não vê motivos para preocupação neste momento:

"O tema da mudança de um dos locais do campeonato não está atualmente em cima da mesa. Claro que também estamos preparados para uma situação em que a construção do estádio em Prešov não avance ao ritmo acordado. De momento, no entanto, tudo está a decorrer de acordo com o plano, embora com um ligeiro atraso".

Os estádios de Trenčín e Žilina têm de sofrer alterações mais significativas. Todo o campeonato tem de ser jogado em relvado natural ou híbrido. A partir de março de 2023, as seleções nacionais de cada país jogarão jogos de qualificação em nove grupos. Desses grupos sairão os 15 participantes no torneio final. A Eslováquia será o 16.º país a qualificar-se diretamente como organizador.

"Uma vez que estamos a organizar o campeonato, como país anfitrião, temos a garantia de participação no torneio final. Mas ficaríamos muito satisfeitos se os adeptos se deslocassem ao estádio e aos jogos de preparação que programámos. O mais próximo deles será disputado na quinta-feira, 12 de outubro, em Košice, contra a Polónia", disse Berdis.

Berdis também deu a entender as datas em que o campeonato poderá ter lugar na Eslováquia. "A nossa proposta é que o campeonato se realize a partir de 18 de junho de 2025, com o jogo final a 5 de julho de 2025. Queremos atrair aos nossos estádios o maior número possível de adeptos de futebol de todas as idades e vamos adaptar os prémios aos meios dos nossos adeptos. Teremos todo o gosto em encher os estádios o mais possível e trabalharemos arduamente para o conseguir", acrescentou.