Recorde as incidências da partida
A decisão do Campeonato Mineiro foi totalmente condicionada pelo lance que aconteceu logo no primeiro minuto no Independência.
Pavón recebeu um lançamento de Maurício Lemos na ponta direita, cortou para dentro e bateu com efeito para bater Matheus Cavichioli. O golo colocou o América Mineiro numa posição ainda mais desconfortável, pois o Atlético Mineiro tem vantagem em caso de empate.

Apesar de precisar de recuperar do golo sofrido, o Coelho não se lançou totalmente ao ataque. O Galo continuava com mais posse de bola e a dominar o ritmo da partida. A estratégia deu certo e a equipa de Coudet ampliou para 2-0, com golo de Hyoran aos 31 minutos. O médio recebeu com muita liberdade no meio-campo e avançou até bater, com um remate de pé esquerdo, Matheus Cavichioli, que nem se mexeu para esboçar a defesa.

Praticamente sem levar perigo até á baliza de Everson na primeira parte, o América Mineiro conseguiu reduzir pouco antes do intervalo. Benítez aproveitou uma falta perto da área e acertou uma bomba, com efeito. A trajetória da bola confundiu Éverson e o 2-1 estava feito.
Se na primeira parte o Atlético Mineiro marcou logo a abrir, na segunda foi a vez do América marcar de deixar tudo empatado. Aproveitando uma defesa desatenta e mal posicionada, Benítez recebeu um belo passe pelo alto de Aloísio, invadiu a área e tocou à saída de Éverson. Em dois lances, o camisola 10 argentino dilapidou a vantagem atleticana.
O Galo respondeu imediatamente ao golo sofrido e só não marcou o terceiro porque Marlon tirou com o braço um cabeceamento de Paulinho. Penálti para o Atlético, cartão vermelho para Marlon. Hulk foi para a cobrança e Matheus Cavichioli conseguiu a defesa, com a recarga prontamente travada pela defesa.
Mesmo com um a mais, o Atlético Mineiro só conseguiu ameaçar no final do jogo. Paulinho rematou duas bolas á trave e, quando o jogo parecia decidido, Hulk tabelou com o camisola 10 e bateu cruzado para fazer o terceiro. O golo da vitória surgiu aos 90+7', a poucos segundos do apito final.
O triunfo aumenta a vantagem do Galo, que pode até perder e ainda sai com o título na próxima semana.
O segundo e decisivo jogo acontece no próximo domingo, dia 9, no Mineirão. O Galo aumentou a sua vantagem e pode perder até por um golo de diferença para se sagrar tetracampeão mineiro. Do lado do América, apenas uma vitória por dois golos de diferença dará o título.