Primeiro título em seis anos pode ser o prenúncio de uma nova dinastia em Eindhoven?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Primeiro título em seis anos pode ser o prenúncio de uma nova dinastia em Eindhoven?

Philip Cocu festeja o seu 19.º título com o PSV como jogador em 2006
Philip Cocu festeja o seu 19.º título com o PSV como jogador em 2006Profimedia
O PSV conquistou no domingo o seu primeiro título nacional em seis anos. É o 25.º no total para a equipa de Eindhoven e a experiência passada mostra que um campeonato para o PSV é frequentemente parte de uma série mais longa de triunfos.

Recorde aqui as principais incidências da partida

Os primeiros quatro títulos nacionais do clube foram bastante isolados. Em 1929, 1935, 1951 e 1963, o PSV consagrou-se como o melhor do país. 

No entanto, os títulos seguintes foram bem menos isolados. A primeira dinastia do Eindhoven aconteceu entre 1974 e 1978, quando, sob o comando do técnico Kees Rijvers, o clube conquistou três campeonatos em quatro anos.

Passaram oito anos até que outro troféu de campeão fosse para Eindhoven, mas houve novamente um período de domínio. Entre 1985 e 1992, o PSV conquistou nada menos do que seis títulos de campeão. Foi sob o comando de Jan Reker (uma vez), Guus Hiddink (três vezes) e Sir Bobby Robson (duas vezes).

Este século

Cinco anos mais tarde, Dick Advocaat concedeu ao PSV o seu 14.º título nacional e foi o prelúdio de uma nova era de domínio. Em 2000, sob a direção de Eric Gerets, o clube conquistou o primeiro de sete campeonatos em nove anos. Para além de Gerets, o PSV também foi campeão sob o comando de Hiddink, Ronald Koeman e Sef Vergoossen.

A última dinastia do PSV ganhou forma sob a direção de Philip Cocu, que se tornou campeão três vezes com o clube da Cidade Luz entre 2014 e 2018.