Euro-2028: Os dez estádios escolhidos para acolher os jogos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2028: Os dez estádios escolhidos para acolher os jogos

St James' Park, em Newcastle, acolherá jogos do Euro-2028
St James' Park, em Newcastle, acolherá jogos do Euro-2028Profimedia
Inglaterra, Irlanda do Norte, República da Irlanda, Escócia e País de Gales serão os anfitriões do Euro-2028, confirmou a UEFA esta terça-feira. O Flashscore apresenta-lhe os dez palcos da competição.

São estes os dez estádios propostos para acolher os 51 jogos, que envolverão 24 países no Campeonato da Europa de 2028.

Wembley (Londres, capacidade para 90.000 pessoas)

Anfitrião das meias-finais e da final do último Campeonato da Europa, em 2021, Wembley deverá voltar a ser o destino da fase final do torneio.

Apesar dos problemas com o público quando a Inglaterra foi derrotada nos penáltis pela Itália, no Euro-2020, a casa do futebol inglês é, desde há muito, um dos locais preferidos pela UEFA, graças à sua enorme capacidade, às instalações para empresas e à localização em Londres.

Estádio do Tottenham Hotspur (Londres, capacidade para 62.850 espectadores)

Considerado um dos principais estádios do mundo, a casa dos Spurs desde 2019 tem sido palco de grandes concertos, eventos de boxe, râguebi e NFL, além do futebol.

Estádio Etihad (Manchester, capacidade para 53.400 espectadores)

Casa do Manchester City, campeão da Premier League, a escolha do Etihad em detrimento do Old Trafford, do Manchester United, que tem uma capacidade 20 000 vezes superior, suscitou algumas dúvidas.

No entanto, enquanto os proprietários do United foram criticados por terem deixado o Old Trafford entrar em decadência, o City está a planear uma nova remodelação do local que adquiriu após os Jogos da Commonwealth, em 2002.

A capacidade do Etihad será ampliada para mais de 60 mil pessoas nos próximos três anos, além da construção de um hotel com 400 camas, um museu e uma área para 3 mil adeptos.

Villa Park (Birmingham, capacidade para 42.640 espectadores)

A casa do Aston Villa foi palco de jogos da última vez que a Inglaterra acolheu integralmente uma grande competição, no Euro-96.

Outrora um local habitual para as meias-finais da Taça de Inglaterra, graças à sua localização nas Midlands, em Birmingham, o Villa Park ficou para trás no tempo, em parte devido ao período de três anos em que o clube esteve fora da Premier League, entre 2016 e 2019.

Mas os bons tempos estão de volta ao campo, com o Aston Villa de volta à Europa e planos para um investimento de 130 milhões de euros no estádio, para aumentar a capacidade para 50.000 espectadores até 2028.

St. James's Park (Newcastle, capacidade para 52.000 espectadores)

Newcastle está a habituar-se novamente às noites europeias, com os Magpies de volta à Liga dos Campeões pela primeira vez em 20 anos, e agora algumas das melhores seleções do continente estarão presentes no nordeste de Inglaterra.

Apoiado pelo fundo soberano saudita, o Newcastle também está a pensar numa expansão do estádio, que poderá aumentar a capacidade do St. James' para 65.000 lugares.

Bramley Moore Dock (Liverpool, capacidade para 53.000 espectadores)

O único estádio inglês da candidatura que ainda não foi inaugurado, a nova casa do Everton, nas docas de Merseyside, deve estar concluída em 2024.

A inclusão na candidatura foi um grande golpe para os Toffees, à frente do Anfield, do Liverpool, que fica a apenas três quilómetros de distância.

Hampden Park (Glasgow, capacidade para 52.000 espectadores)

A casa espiritual do futebol escocês, o Hampden Park de Glasgow foi por duas vezes palco de finais da Taça dos Campeões Europeus.

Também recebeu quatro jogos do Euro-2020, mas com multidões limitadas a apenas 12.000 pessoas, devido às restrições impostas pelo coronavírus.

Estádio do Principado (Cardiff, capacidade para 74.500 espectadores)

Situado no centro da cidade de Cardiff, o Principality, anteriormente conhecido como Millenium Stadium, acolheu uma série de grandes eventos de futebol e râguebi nos últimos 24 anos.

A Associação de Futebol do País de Gales já manifestou a sua esperança de que Cardiff acolha o jogo de abertura do Europeu.

Estádio Aviva (Dublin, capacidade para 51.700 espectadores)

O Aviva ficou de fora há dois anos, quando uma série de jogos planeados para o Euro-2020 foi cancelada devido a regulamentos mais severos em matéria de Covid na Irlanda.

Anfitrião da final da Liga Europa do próximo ano, deverá receber seis jogos do Euro-2028, incluindo um dos quartos de final.

Casement Park (Belfast, capacidade para 34.000 espectadores)

A única grande incógnita da candidatura é saber se a remodelação de vários milhões de euros do local atualmente abandonado na zona oeste de Belfast será finalmente aprovada.

A casa habitual da Irlanda do Norte, o Windsor Park, não tem a capacidade mínima de 30 mil pessoas.

O Casement tem sido normalmente reservado ao clube de jogos gaélicos de Antrim, e está por resolver a forma como a fatura de um investimento de mais de 100 milhões de euros será dividida entre a Gaelic Athletic Association, o governo e as autoridades do futebol.