França desmontou, destruiu e goleou a Laranja Mecânica (4-0) com bis do capitão Mbappé

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
França desmontou, destruiu e goleou a Laranja Mecânica (4-0) com bis do capitão Mbappé
Mbappé estreou-se a capitão numa autêntica festa em Paris
Mbappé estreou-se a capitão numa autêntica festa em Paris
AFP
A França venceu esta sexta-feira os Países Baixos por 4-0 na primeira jornada do Grupo B da qualificação para o Campeonato Europeu de 2024. No outro jogo do grupo, Vlachodimos foi titular na visita da Grécia a Gibraltar que terminou com uma vitória tranquila dos helénicos por 0-3.

Recorde aqui as incidências do encontro

O novo capítulo da era Deschamps ao comando da vice-campeã mundial começou com Maignan na baliza, Konaté e Upamecano no eixo, Mbappé como capitão e Kolo Muani como ponta de lança.

Escolhas iniciais dos treinadores
Flashscore

Do lado neerlandês, o regresso de Koeman ao comando técnico da seleção podia ter uma inauguração mais simpática. Para além de jogar em casa da França, o técnico não contou com Frenkie de Jong, Steven Bergwijn e Demzel Dumfries. Wijnaldum voltou às opções, Xavi Simons, Kenneth Taylor, Geertruida e Cilessen - também ele de regresso - foram as novidades.

Stade de France estava em festa para receber os Bleus depois do desaire na final do Campeonato do Mundo de 2022 com a Argentina. Antes do apito inicial, foram homenageados Varane, Lloris, Benzema, Mandanda e Matuidi que se retiraram das competições internacionais. E também dentro de campo, os seus companheiros quiserem presenteá-los.

Entrada a todo o gás

A diferença entre uma equipa em continuidade e outra em remodelação foi notória logo aos primeiros segundos. O já famoso posicionamento de Griezmann nos Bleus voltou a fazer mossa, esteja ou não chateado por não ter a braçadeira de capitão. O pequeno avançado roubou a bola em zona de construção e Mbappé devolveu-lhe à entrada da área para rematar colocado ao primeiro poste, inaugurando o marcador, logo aos dois minutos.

Menos de cinco minutos depois, Griezmann levantou um livre lateral para a área, Cilessen afastou a bola contra o corpo de Upamecano e o central francês aproveitou a oferta para dobrar a vantagem ainda antes dos 10 minutos de jogo! 

A entrada fulgarante dos franceses deixou os Países Baixos à nora, tanto é que, na primeira aproximação perigosa à baliza de Maignan, Wijnaldum falhou a bola e rematou o ar dentro da pequena área. Também na defesa as debilidades eram bem evidentes, algo comprovado pelo terceiro golo à entrada dos 20 minutos. 

Tchouaméni teve muito espaço para conduzir a bola sem pressão, soltou um passe vertical para Kolo Muani, o avançado deixou a bola rolar e Mbappé surgiu sozinho na área perante Cilessen. O (novo) capitão não se fez rogado e atirou a contar para o 3-0. 

O melhor que os neerlandeses conseguiram foi um contra-ataque em que Xavi Simons serviu o remate ao lado de Depay, ainda antes de Weghorst entrar para o lugar de Kenneth Taylor, aos 33 minutos. Já a França ficou perto de dilatar o resultado, mas desta vez Cilessen fez uma grande defesa ao cabeceamento de Konaté.

Estatísticas no final do encontro
Flashscore

Vira o disco... e toca o mesmo

A segunda parte começou sem novidades vindas do balneário, nem dentro de campo. Os Países Baixos assumiram o controlo de posse de bola e a França assumiu uma postura mais reativa, à procura de aproveitar os espaços deixados pelo adversário. Mas nem as três mudanças de Koeman, aos 68 minutos, conseguiram alterar o rumo dos acontecimentos.

Cilessen travou o quarto golo dos franceses a remate de Mbappé e o árbitro assistente também anulou o tento de Moussa Diaby por fora de jogo. O pesadelo de Koeman no regresso ao banco de suplentes dava todos os indicadores de que iria ficar pior, mesmo com a aproximação do apito final.

Ao segundo erro, Kylian não perdoou. Depay entregou a bola ao francês que teve a malvadez de convidar Blind e Timber para um baile de dança, simulou duas ou três vezes perante os defesass que tremelicaram, antes de disparar cruzado para o 4-0 e fechar com chave de ouro a (sua) nova era ao comando dos Bleus... Mas ainda teve a companhia de Maignan.

No último lance do encontro, Depay dispôs de uma grande penalidade, mas rematou frouxo e sem colocação para defesa de Maignan e, mesmo na recarga, acertou nas orelhas da bola e permitiu nova defesa.

Homem do jogo Flashscore: Kylian Mbappé (França).

Grécia cumpre expetativas

Recorde as incidências do encontro

No outro jogo do grupo, a Grécia deslocou-se a Gibraltar para vencer por 0-3 com o benfiquista Vlachodimos a titular. Masouras deu o melhor início à formação orientada por Gustavo Poyet, aos 11 minutos, e já em cima do intervalo Siopis dobrou a vantagem. No segundo tempo, Bakasetas fez o resultado final que permite aos gregos acompanherem os franceses na liderança do grupo.

Já a Irlanda, a outra equipa deste grupo, ficou no sofá a ver os adversários a jogar depois de ter batido a Letónia, na quarta-feira, em jogo de preparação. Na próxima jornada, os irlandeses recebem a França, enquanto os Países Baixos recebem Gibraltar para tentar voltar às vitórias, em jogos agendados para domingo.

Classificação do Grupo B
Flashscore