Grupo E: Polónia empata (1-1) com Moldávia, República Checa vence (1-0) Ilhas Faroé

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Grupo E: Polónia empata (1-1) com Moldávia, República Checa vence (1-0) Ilhas Faroé

Atualizado
República Checa teve dificuldades em furar o muro das Ilhas Faroé
República Checa teve dificuldades em furar o muro das Ilhas FaroéAFP
A série de três vitórias da Polónia em casa em 2023 chegou ao fim com um frustrante empate a um golo, com a Moldávia. Um resultado que constitui um duro golpe para as esperanças polacas de qualificação para o Euro-2024. Já na República Checa, Um penálti convertido pelo capitão Tomáš Souček aliviou a pressão sobre a formação checa e levou-a a uma vitória por 1-0 sobre as Ilhas Faroé, na qualificação para o Euro-2024, mantendo também o seu registo perfeito contra os Landsliðið sem sofrer golos.

Polónia 1-1 Moldávia

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A Moldávia estava a fazer uma campanha impressionante na qualificação e começou o jogo de uma forma que desmente a sua posição no 159.º lugar do ranking da FIFA. Virgiliu Postolachi teve a oportunidade de se contorcer e girar dentro da área antes de chutar por cima da brra, enquanto a abordagem direta dos moldavos causava preocupação genuína à Polónia.

Enquanto a equipa de Michał Probierz, sucessor de Fernando Santos no comando técnico polaco, crescia lentamente na competição, com Karol Świderski e Paweł Wszołek a falharem o alvo, as Águias ainda pareciam vulneráveis defensivamente e foram obrigadas a pagar.

Houve vaias audíveis dentro do Stadion Narodowy quando Ion Nicolaescu quebrou o impasse com uma excelente finalização de primeira, após o canto de Vadim Rață, aos 26 minutos. Foi um golo de abertura merecido para os visitantes, marcado por um jogador que fez dois golos na famosa vitória por 3-2 no jogo entre as duas equipas, há quatro meses.

Os anfitriões estavam à procura de restaurar a igualdade antes do intervalo, mas Paweł Wszołek, Arkadiusz Milik e Karol Świderski desperdiçaram todas as oportunidades que surgiram.

A Moldávia resistiu inicialmente a uma pressão extensa no início da segunda parte, que acabou por ter o seu preço aos 53 minutos, quando Świderski empatou com uma finalização sublime. Milik desviou brilhantemente a bola de Piotr Zieliński para a área, permitindo que o jogador do Charlotte FC se virasse e rematasse para um golo de pé esquerdo. Apesar do ressurgimento polaco, os homens de Serghei Cleșcenco ameaçaram dar mais um soco no estômago dos anfitriões, quando a bola lançada por Vitalie Damașcan para a área não foi aproveitada por Nichita Moțpan.

O público voltou a ficar irritado, com alguns assobios exasperados a soar pelo recinto, à medida que os visitantes começavam a recuperar alguma confiança e, ao mesmo tempo, a manter os seus anfitriões mais ilustres à distância com maior facilidade. Przemysław Frankowski e Kamil Grosicki combinaram brilhantemente pelo lado esquerdo para proporcionar uma oportunidade a Jakub Kamiński, mas este último rematou diretamente para Dorian Railean. Adam Buksa cabeceou para fora a partir do cruzamento de Kamiński.

Um segundo golo muito necessário para a Polónia não se materializou, naquela que foi uma noite extremamente frustrante. Este resultado deixa a equipa de Probierz em terceiro lugar no Grupo B e a um ponto da República Checa, em segundo lugar, depois de ter disputado mais um jogo. A Moldávia continua na luta pela qualificação, em quarto lugar, a dois pontos dos checos, com seis jogos disputados.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

República Checa 1-0 Ilhas Faroé

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Com o objetivo de recuperar da derrota dececionante a meio da semana, a República Checa, com Jurásek, lateral-esquerdo do Benfica, a titular, omeçou bem o jogo em casa. Mas a equipa teve de ser paciente na tentativa de abrir o marcador: Michal Sadílek acertou no poste, David Douděra desviou para o lado e o lateral-direito cruzou para Ondřej Lingr, que cabeceou para defesa de Mattias Lamhauge.

A equipa de Jaroslav Šilhavý tentou de tudo, sem sucesso, durante toda a primeira parte. Odmar Færø estava suficientemente atento para afastar o perigo quando o remate de Adam Hložek de longe foi desviado, o defesa voltou a frustrar o avançado do Bayer Leverkusen ao bloquear o seu remate após uma bela jogada de construção. Houve um ligeiro susto quando o toque fraco de Aleš Mandous convidou à pressão de Pætur Petersen, mas o guarda-redes recuperou e as atenções voltaram a centrar-se em Hložek, que bateu um livre contra o poste e enviou um remate acrobático por cima da barra.

Os visitantes continuaram a manter-se no jogo depois do intervalo e Sonni Nattestad viu um remate de cabeça ser defendido, o que levou à entrada de Lukáš Provod e Jan Kuchta. Este último assumiu posições prometedoras, mas rematou de cabeça para fora e foi prejudicado por um mau passe de Hložek, numa altura em que se abria espaço atrás da defesa das Ilhas Faroé.

Os anfitriões tiveram finalmente a sua oportunidade de marcar, quando Færø agarrou o corte de Lingr, e apesar de uma troca de palavras acalorada entre as duas equipas, antes da marcação da grande penalidade, Souček manteve a calma e o capitão marcou o seu primeiro golo internacional desde março de 2022.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Tomáš Holeš fez um excelente bloqueio de recuperação para negar o golo a Sølvi Vatnhamar, quando a ocasião surgiu devido ao deslize de Provod, garantindo que a República Checa conquistasse a primeira vitória nos seus últimos três jogos, para ficar dois pontos atrás da líder do Grupo E, a Albânia.

Classificação do Grupo E
Classificação do Grupo EFlashscore