Grupo F: Áustria deixa Suécia (3-1) com missão quase impossível, Bélgica goleia Estónia (5-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Grupo F: Áustria deixa Suécia (3-1) com missão quase impossível, Bélgica goleia Estónia (5-0)

Michael Gregoritsch festeja o golo da Áustria
Michael Gregoritsch festeja o golo da ÁustriaAFP
Com mais três jogos por disputar, o conjunto nórdico está agora a sete pontos dos austríacos, que ocupam o segundo lugar e a última posição de acesso direto. Belgas continuam invictos e estão no topo da classificação.

Suécia 1-3 Áustria

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Nenhum dos últimos seis jogos da Suécia (que teve Gyökeres no onze) na fase de apuramento teve golos de ambas os lados, mas a forma como as duas equipas se defrontaram sem restrições fazia esperar que essa série fosse quebrada. As oportunidades para os dois conjuntos nos primeiros minutos de jogo deram o tom de uma partida de dar água na boca. Aos poucos, os comandados de Janne Andersson tomaram conta do jogo e ameaçaram infligir a primeira derrota da Áustria no Grupo F, embora os visitantes não fossem nada fáceis.

A meia hora de jogo, os suecos, obrigados a registar um resultado positivo neste confronto, estiveram muito perto de marcar o primeiro golo por intermédio de Aleksander Isak, que aproveitou um cruzamento brilhante de Dejan Kulusevski, mas não conseguiu fazer o golo, apesar da sua tentativa. A Áustria entrou em campo com certa cautela, pois sabia que um empate seria suficiente para manter a diferença de quatro pontos em relação aos anfitriões e, consequentemente, o lugar ao lado da líder Bélgica.

No entanto, a sua tentativa de garantir a terceira participação consecutiva na fase final do Europeu recebeu um grande impulso após o intervalo. Michael Gregoritsch começou por saltar para corresponder a um cruzamento de Stefan Posch, marcando o seu quinto golo em seis jogos com um cabeceamento brilhante, antes de Marko Arnautović duplicar a vantagem dos austríacos em rápida sucessão, com um remate rasteiro poucos minutos depois. Infelizmente para o Blågult, o defesa Isak Hein, que foi parcialmente responsável pelo segundo golo da Áustria, acabou por cometer uma grande penalidade. Arnautović acabou por ser o beneficiário mais uma vez, ao marcar o 3-0.

Apesar de a Suécia ter recuperado um golo no final da partida, através de um remate rasteiro de Emil Holm, a sua era pós-Zlatan Ibrahimović parece estar prestes a começar sem uma presença na final do Campeonato da Europa de 2024. A equipa está agora a sete pontos da Bélgica e da Áustria, que estão empatadas com 13 pontos cada, a três jogos do fim. Ralf Ragnick, que agora está a ser sondado para o cargo vago na Alemanha, ficará satisfeito com a exibição resiliente da sua equipa, apesar de uma primeira parte instável, uma vez que a Áustria prolongou a sua série invicta para oito jogos internacionais consecutivos.

Bélgica 5-0 Estónia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A Bélgica não perdeu tempo a tentar cimentar a sua liderança no Grupo F e o veterano defesa Jan Vertonghen celebrou a sua 150.ª internacionalização em grande estilo, cabeceando com força contra Karl Hein após o canto cobrado por Yannick Carrasco. Os Red Devils continuaram a pressionar e os anfitriões estavam a caminho da sexta vitória consecutiva sobre a Estónia quando Leandro Trossard passou por três jogadores e disparou para o canto superior da área.

Com uma série sem vitórias fora de casa nas eliminatórias para a Euro que remonta a outubro de 2011, uma reviravolta da Estónia exigiria um quase milagre. Mas Henri Anier quase deu esperanças à sua equipa quando correu atrás de uma bola longa e rematou de primeira contra o travessão de Koen Casteels.

Lukaku esteve em destaque na Bélgica
Lukaku esteve em destaque na BélgicaAFP

A Bélgica manteve-se na frente após o intervalo e Romelu Lukaku atormentou os visitantes, tal como tinha feito no jogo no Báltico em junho, com dois golos rápidos. O capitão belga encontrou espaço na entrada da área, cortou para o pé direito e rematou em arco para o canto inferior direito, marcando o seu nono golo na qualificação para o Euro. Os Diabos Vermelhos mantiveram a posse de bola durante largos períodos e continuaram a ser pacientes, antes de chegarem ao quinto golo, com Jérémy Doku a lançar Charles De Ketelaere na área, que rematou alto para o fundo das redes, de um ângulo apertado.

Desde o início, a Bélgica controlou a partida e venceu com Domenico Tedesco conquistando sua quinta vitória em seis jogos como técnico dos Red Devils. A Estónia teve uma noite difícil e a derrota encerrou um período internacional dececionante para a equipa de Thomas Häberli, que perdeu os dois jogos, não marcou nenhum golo e sofreu nove.

A classificação do Grupo
A classificação do GrupoFlashscore