Ministro da Justiça da Alemanha alerta para possibilidade de tumultos durante o Euro-2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ministro da Justiça da Alemanha alerta para possibilidade de tumultos durante o Euro-2024
Marco Buschmann, Ministro da Justiça da Alemanha
Marco Buschmann, Ministro da Justiça da AlemanhaAFP
A dois meses do início do Campeonato da Europa na Alemanha, o Ministro Federal da Justiça, Marco Buschmann, alertou para os efeitos secundários negativos de um evento desta envergadura.

"É evidente que todos os contos de fadas de verão têm as suas desvantagens. Não são apenas os adeptos felizes que vêm até nós", disse o político do FDP ao Bild am Sonntag.

"Hooligans e turistas desordeiros também virão para a Alemanha. Um festival de futebol de alegria não é um festival de ingenuidade", afirmou.

No entanto, a ministra federal do Interior, Nancy Faeser (SPD), acredita que as autoridades alemãs estão bem preparadas para as tarefas iminentes em torno do torneio, que decorre de 14 de junho a 14 de julho).

"A nossa polícia federal protegerá as fronteiras, os aeroportos e o tráfego ferroviário da Alemanha. Estamos muito vigilantes e bem preparados", afirmou a política de 53 anos, que já tinha anunciado, na semana anterior, controlos em todas as fronteiras alemãs para o Campeonato da Europa.

De acordo com a polícia, esta abordagem é bem-vinda.

"Sabemos por experiência que os adeptos de futebol violentos e os hooligans, em particular, utilizam grandes eventos como o Campeonato Europeu para se encontrarem", afirmou Andreas Roßkopf, presidente do GdP para a polícia federal.