Novo selecionador da República Checa arranca preparativos para o Euro-2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Novo selecionador da República Checa arranca preparativos para o Euro-2024

Hašek também se encontrou pela primeira vez com o capitão Soucek.
Hašek também se encontrou pela primeira vez com o capitão Soucek.Profimedia
Ivan Hašek completou a sua primeira semana como novo treinador da seleção nacional de futebol da República Checa. O experiente técnico visitou pessoalmente o capitão de equipa Tomáš Souček e nas próximas semanas ele e os adjuntos planeiam falar com outros jogadores. Hašek e os seus novos colegas também fizeram uma viagem de inspeção à Alemanha e visitaram o hotel e o estádio de treino onde a seleção nacional ficará alojada durante o Campeonato Europeu de verão, onde vai defrontar Portugal.

Hašek elogiou o encontro com o médio Soucek, do West Ham, que é o capitão. "Não nos conhecíamos pessoalmente, mas, de fora, percebi Tomáš como uma grande personalidade que subordina tudo ao sucesso da equipa, o que foi claramente confirmado durante a nossa reunião. Descrevemos-lhe a nossa visão e as mudanças que estamos a planear para a equipa nacional. Por outro lado, ficámos naturalmente satisfeitos por ouvir as opiniões de Tomáš", afirmou Hašek.

Hamburgo vai ser quartel-general

Após a sua nomeação, há uma semana, na quinta-feira, reuniu-se com os membros da equipa técnica na sexta-feira e dividiram as suas tarefas. No domingo e na segunda-feira, Hašek, juntamente com um dos adjuntos, Jaroslav Köstl, Michal Černý, o diretor técnico da FAČR, Erich Brabec, e o responsável pela segurança, Jakub Schor, foram inspecionar os locais nos arredores de Hamburgo onde a equipa checa vai montar o quartel-general durante o Euro-2024. A seleção nacional disputará dois dos três jogos da fase de grupos na cidade portuária, a exceção é o duelo com Portugal, em Leipzig.

"Os representantes da associação fizeram um excelente trabalho em dezembro, porque Norderstedt, nos arredores de Hamburgo, é uma boa escolha. É ótimo que algumas coisas básicas se apliquem. Os jogadores precisam de se sentir confortáveis no hotel, o que o local cumpre. Ficaremos alojados num ambiente tranquilo, mas também não completamente afastado da civilização. Os quartos são acolhedores e o hotel está equipado com instalações para recuperação. Além disso, o pessoal do hotel tem experiência com equipas de futebol e está pronto a ajudar-nos em tudo", afirmou Hašek.

Recordou que o campo de treinos fica a 15 minutos de autocarro do estádio. "A qualidade do relvado será supervisionada pela UEFA na primavera. Por último, mas não menos importante, teremos a grande vantagem de não termos de utilizar o chamado hotel de transferência antes do segundo e do terceiro jogo. Assim, evitaremos viajar e deslocar muito material, o que nos pode poupar muito esforço", elogiou Hašek, que substituiu Jaroslav Šilhavy no banco.

A viagem a Sparta, Slavia e Plzeň

O antigo presidente da federação também já conseguiu ver o Hotel NH no distrito de Smichov, em Praga, onde a equipa nacional fica durante as reuniões. No final de janeiro, Hašek e Köstl viajarão para os três principais clubes checos , Sparta, Slavia e Plzeň, para um campo de treino de inverno para todas as equipas da Península Ibérica.

"Vamos entrar em contacto com o Sparta, o Slavia e o Plzeň, que gostaríamos de visitar para os seus campos de treino. Por último, mas não menos importante, veremos também os seus jogos de preparação com os nossos próprios olhos", disse Hašek, que já dirigiu brevemente a seleção nacional como treinador interino em cinco jogos em 2009.

A sua estreia no banco da seleção nacional está marcada para 22 de março, num jogo com a Noruega. Quatro dias depois, a equipa checa disputará o segundo dos seus jogos de preparação em casa contra a Arménia.